TCE suspende reforma do Estado no Aeroporto de Caruaru
Pedido de cautelar contra obra de Raquel Lyra partiu dos auditores do TCE. Aeroporto de Caruaru está sendo ampliado com ajuda de Lula
Foto: Divulgação
Sem alarde, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu suspender uma licitação para reforma da pista do Aeroporto de Caruaru, realizada pelo Governo do Estado. A licitação estava sendo conduzida pela Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD) e pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (SEMOBI).
O objetivo da concorrência pública são as obras de reforma e adequação da pista de pouso e decolagem, faixa de pista, RESA, pistas de táxi, sistema de drenagem e instalação de auxílios à navegação no Aeroporto de Oscar Laranjeira, em Caruaru. O apontamento do TCE é que a gestão estadual teria elaborado um cronograma supostamente “irrealista” para a obra.
O relator do processo, conselheiro Ranilson Ramos, apontou “existência de cláusulas restritivas à competitividade, sobrepreço em serviços de tratamento e destinação final de resíduos sólidos e cronograma da obra potencialmente irrealista no âmbito da Concorrência Eletrônica”.
A ordem do TCE, ao final da adesão, foi para “determinar à Secretaria de Administração de Pernambuco e à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco que suspendam, de imediato, o andamento da Concorrência Eletrônica”. Segundo o Tribunal, a sessão de abertura das propostas da referida licitação estava agendada para 17 de setembro.
A decisão é monocrática e foi assinada em 16 de setembro. A cautelar ainda será analisada pela Segunda Câmara do TCE, composta por três conselheiros.
Em agosto, a governadora Raquel Lyra (PSD) anunciou o lançamento do edital de licitação em parceria com o Governo Federal.
Segue nota oficial do Governo de Pernambuco:
Em reunião realizada nesta quarta-feira (17), no Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) esclareceu as questões apontadas por relatório divulgado pelo órgão a respeito da licitação das obras do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru.
Diante do entendimento dos auditores do TCE, a Semobi ficou responsável por realizar o aperfeiçoamento do edital para permitir a continuidade da concorrência.
A Semobi esclarece que não há irregularidades no contrato, mas questionamentos que precisavam de maiores justificativas. Todos os pontos levantados pelo Tribunal foram respondidos. Devido a essas adequações, a sessão de abertura das propostas terá nova data divulgada em breve.
Por Blog do Jamildo
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/12/2025
Alteração na coleta de lixo em Caruaru
A medida busca melhorar a eficiência do serviço público
- Por REDAÇÃO
- 16/12/2025
Homem é flagrado descendo poste com televisão durante furto em Caruaru
Câmeras de segurança registraram ação no bairro Rendeiras, no Agreste de...
- Por REDAÇÃO
- 16/12/2025
Natal Solidário da Ceaca promove atividades gratuitas para o público infantil
Ação vai acontecer nesta quarta-feira (17), às 14h
- Por REDAÇÃO
- 16/12/2025
Ação disponibiliza serviços gratuitos para cães e gatos, em Caruaru
Pet Day vai ser realizado nesta quinta-feira (18), das 9h às 14h, na AME...
- Por REDAÇÃO
- 15/12/2025
AMC comunica alteração temporária no acesso ao bairro Luiz Gonzaga a partir de quarta-feira (17)
Alteração no tráfego ocorre por conta de obra de pavimentação e deve...
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Caruaru abre seleção simplificada para professores
Inscrições podem ser feitas até o dia 22 deste mês