TCE-PE determina fechamento de lixão em Bom Conselho
Tribunal de Contas exige que prefeitura interrompa descarte irregular de lixo e adote medidas para destinação adequada dos resíduos.

Foto: TCE-PE
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) determinou que a prefeitura de Bom Conselho, no Agreste, suspenda o descarte irregular de lixo em um terreno às margens da PE-218. A decisão foi tomada pela Primeira Câmara do TCE-PE, que aprovou uma medida cautelar expedida pelo conselheiro Eduardo Porto.
A determinação exige que a área seja isolada e sinalizada como imprópria para descarte de resíduos, impedindo o uso indevido pela população. A prefeitura também deve providenciar a destinação adequada do lixo para um aterro sanitário licenciado.
A irregularidade foi identificada por uma fiscalização da Gerência de Fiscalização de Obras Municipais Sul do TCE-PE. O local vinha sendo usado como lixão, causando impactos ambientais e riscos à saúde da população. A prefeitura já havia sido multada em R$ 50 mil pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e teve a licença ambiental suspensa, mas o problema continuou.
Uma auditoria especial será realizada para apurar responsabilidades e eventuais falhas na gestão. Em 2023, o TCE-PE, em parceria com outras instituições, eliminou os lixões a céu aberto no Estado. Desde então, o órgão fiscaliza para evitar a retomada dessa prática.
“O retorno de depósitos irregulares de resíduos sólidos urbanos representa um retrocesso significativo, comprometendo tanto o cumprimento das metas ambientais quanto a imagem do Estado nesse aspecto”, declarou o conselheiro Eduardo Porto em seu voto.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/08/2025
Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303
Prefixo é usado para identificar chamadas de telemarketing
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Especialistas alertam que crianças não podem ser "produto" das redes
Eles defendem regulação das plataformas para proteger infância
- Por REDAÇÃO
- 11/08/2025
Pesquisadores propõem estratégias de combate ao microplástico no país
Brasil é responsável por até 190 mil toneladas do lixo marinho
- Por REDAÇÃO
- 08/08/2025
Centro Integrado libera inscrição para Mutirão de Retificação de nome e gênero em Caruaru
Iniciativa segue até o dia 14 de agosto
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
PF faz operação para combater tráfico internacional de drogas
Ação tem apoio de agência dos Estados Unidos
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
"Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu
Pesquisadoras citam falta de políticas públicas para efetividade