Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Sobe para 40 o número de pessoas com doença de Chagas, em Pernambuco


Por: ALINE MIRELLY

O surto ocorreu depois de 77 pessoas participarem de retiro religioso em Ibimirim, no Sertão de Pernambuco

O surto ocorreu depois de 77 pessoas participarem de retiro religioso em Ibimirim, no Sertão de Pernambuco

Foto: Divulgação

01/07/2019
    Compartilhe:

Subiu para 40 o número de pessoas em tratamento por surto de doença de Chagas na forma aguda, em Pernambuco. O boletim foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), na última sexta-feira (28), que também apontou que até o dia 11 de junho, 31 pessoas estavam em tratamento.

O maior surto da doença de Chagas na fase aguda em Pernambuco foi confirmado no dia 31 de maio, quando a SES divulgou os primeiros resultados dos testes. Segundo a secretaria, o problema ocorreu quando 77 pessoas participaram de um retiro religioso, durante a Semana Santa, em Ibimirim, no Sertão Pernambucano. Dessas pessoas, 30 apresentaram resultado positivo em testes laboratoriais e outras 10 os sintomas da doença de Chagas.

Além das pessoas infectadas, as que se expuseram a contágio também precisam passar por acompanhamento médico mensal, por pelo menos um ano.

A doença de Chagas é transmitida pelo inseto conhecido como barbeiro. A transmissão pode ocorrer pela picada, pelo consumo de alimentos contaminados pelas fezes do inseto, transfusão de sangue de doares infectados, ou durante a gestação, se a gestante estiver infectada.

Os principais sintomas são febre contínua e prolongada por mais de 7 dias, machas vermelhas pelo corpo, edema de face ou de membros, inchaço de gânglios, inflamação no fígado ou baço e problemas cardíacos agudos. Além disso também pode ocorrer, hemorragias, náuseas, perda ou diminuição da força física, dor nas articulações ou estomacal.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook