Sinusite: sintomas, quadros da doença e como tratar
Otorrinolaringologista explica fases da infecção e como se dá o diagnóstico
Foto: Divulgação
Considerada uma doença bem comum nas pessoas, a sinusite é uma inflamação dos seios nasais que gera sintomas como dor de cabeça e sensação de peso e pressão no rosto, especialmente na testa e nas maçãs do rosto. Ela é dividida em quatro fases, como explica a otorrinolaringologista, Dra. Taiza Salgado.
“Normalmente a doença é dividida em sinusite aguda ou crônica. A aguda tem um período inferior a 12 semanas, quando passa desse tempo ela é considerada crônica, podendo ser bacteriana, viral e pós-viral”, afirma a médica, que ressalta também como se dá o diagnóstico e como tratar a enfermidade.
“A confirmação do diagnóstico normalmente é feita clinicamente. Alguns exames podem ajudar na definição e no acompanhamento da doença, mas o diagnóstico é sobretudo clínico. Para o tratamento, vai depender do tipo da sinusite se é bacteriana, viral, aguda ou crônica. Sendo um quadro agudo de sinusite viral, apenas medicação para dor e remédio que amenize os sintomas. Mas se for bacteriana, é necessária uma medicação antimicrobiana. Quando a doença é crônica, pode haver necessidade de cirurgia,” conclui.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2025
HIV/Aids: Brasil vai insistir em acordo por PrEP de longa duração
Ministro da Saúde diz que pasta busca transferência de tecnologia
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2025
Secretaria de Saúde de Caruaru promove I Caminhada Dezembro Vermelho, nesta terça-feira (2)
Ação faz alusão ao mês dedicado à prevenção e tratamento contra o...
- Por REDAÇÃO
- 26/11/2025
Secretaria Municipal de Saúde promove vacinação noturna contra a influenza
A ação, realizada das 17h às 20h, procura promover proteção dos grupos...
- Por REDAÇÃO
- 26/11/2025
Butatan já tem um milhão de doses da vacina da dengue para serem disponibilizadas
A Butantan-DV será utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos.
- Por REDAÇÃO
- 26/11/2025
Fiocruz inicia testes para tratamento da Atrofia Muscular Espinhal
Medida foi aprovada pela Anvisa
- Por REDAÇÃO
- 25/11/2025
Saúde anuncia compra de 2,8 milhão de doses contra vírus sincicial
Primeiro lote começa a ser distribuído aos estados ainda em novembro