Síndrome do sono insuficiente pode levar a ansiedade e depressão
Dia Mundial alerta para prevenção e tratamento dos distúrbios

Foto: Agência Brasil
O Dia Mundial do Sono, celebrado em 2023 nesta sexta-feira (17), tem como tema “O sono é essencial para saúde”. A primeira comemoração da data ocorreu em 2008 a fim de chamar a atenção para a conscientização e promoção da saúde do sono.
Neste ano, o apelo global organizado pela Sociedade Mundial do Sono tem o objetivo de diminuir o peso que os problemas do sono provocam na sociedade, por meio da prevenção e do tratamento.
Neste dia, profissionais de diversas especialidades médicas de 70 países se organizaram para realizar atividades locais e nacionais que demonstrem que o sono é considerado pilar fundamental da saúde humana, tanto do corpo quanto da mente.
No Brasil, de 13 a 19 de março, profissionais de saúde estão participando de palestras, cursos e divulgação dentro de universidades. Já o público em geral tem à disposição informações online sobre a importância de dormir bem.
A Associação Brasileira do Sono (Absono), a Associação Brasileira da Medicina do Sono (ABMS) e a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (Abros) lançaram, em conjunto, a Cartilha da Semana do Sono – 2023 com explicações e dicas à sociedade.
A publicação mostra que é durante o sono que ocorrem as principais funções restauradoras, como reposição energética, hormonal, reconstituição de tecidos e sínteses de proteínas.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/10/2025
Senado aprova isenção de tributos para doação de medicamentos
Texto ainda precisa ser votado pela Câmara dos Deputados
- Por REDAÇÃO
- 22/10/2025
Câmara aprova validade permanente para laudo de diabetes tipo 1
Texto será enviado ao Senado
- Por REDAÇÃO
- 21/10/2025
Pesquisa do Butantan padroniza nomenclatura de vírus da dengue
Nomes são utilizados desde setembro de 2024 em estudo
- Por REDAÇÃO
- 21/10/2025
Anvisa restringe venda de azeite, sal do Himalaia e chá
Problemas têm relação com origem desconhecida dos produtos
- Por REDAÇÃO
- 21/10/2025
Vacinação Noturna é realizada nesta terça (21) e quinta-feira (23) em Caruaru
Ação começa às 17h e segue até às 20h, na Via Parque
- Por REDAÇÃO
- 16/10/2025
Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026
Ministra Luciana Santos disse também que imunizante está na fase final