Serra Talhada recebe evento do Sebrae sobre economia criativa
Programação gratuita inclui debates sobre inovação e valorização cultural no Sertão.
Foto: Flávio Costa/Sebrae-PE
O 1º Seminário de Economia Criativa do Sertão será realizado neste sábado (30), em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. O evento gratuito, organizado pelo Sebrae Pernambuco, reunirá empreendedores, gestores públicos e instituições para discutir o impacto da economia criativa na região. As inscrições podem ser feitas pela internet.
O encontro coloca em evidência as riquezas culturais e artísticas dos Sertões do Pajeú, Central, Moxotó e Itaparica. A programação inclui palestras, painéis, oficinas e rodas de conversa com representantes da cultura local.
No auditório, às 9h, ocorrerá o debate Patrimônios Vivos do Pajeú: O Saber Cultural que Transcende Territórios, mediado por Marcelo Renan de Souza, gerente de Patrimônio Imaterial da Fundarpe. O debate terá a participação de Dedé Monteiro (poeta, Tabira), Assisão (músico, Serra Talhada), Chico Santeiro (artesão, Triunfo) e o Grupo de Coco Negras e Negros do Leitão da Carapuça (Afogados da Ingazeira).
Simultaneamente, na Sala 2, Valkiria Dias Porto, superintendente de Equipamentos Culturais da Fundarpe, abordará o tema Equipamentos Culturais como Impulsionadores de Inovação e Transformação Socioterritorial.
Segundo Priscila Lapa, gerente de Políticas Públicas do Sebrae-PE, o objetivo do evento é conectar diferentes atores da cadeia produtiva cultural e mostrar como a economia criativa gera impactos sociais e econômicos no interior. "O seminário é um ponto de encontro para todos os envolvidos nesse ecossistema", afirmou.
O público-alvo inclui empreendedores individuais, coletivos culturais, associações, cooperativas e representantes das secretarias municipais de Cultura, Educação e Desenvolvimento Social.
Além de valorizar o patrimônio cultural da região, o seminário apresentará cases de sucesso e discutirá políticas públicas e oportunidades no setor. Entre os destaques locais estão a poesia de São José do Egito, a gastronomia e o artesanato.
As atividades serão realizadas no Senac Serra Talhada, das 8h às 17h30. O evento, com vagas limitadas, é promovido em parceria com instituições como Sesc, Senac, Fundarpe e Hub de Inovação do Pajeú.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 06/12/2024
BC alerta que participantes de pesquisa tiveram dados expostos
Órgão orienta que 1,5 mil pessoas fiquem atentas a tentativas de golpe
- Por REDAÇÃO
- 06/12/2024
CBN Caruaru, g1 e TV Asa Branca são finalistas do Prêmio CRO-PE de Jornalismo e Odontologia
Com matérias focadas em saúde bucal e democratização do atendimento, o...
- Por REDAÇÃO
- 06/12/2024
Governo de Pernambuco investe R$ 19,9 milhões na recuperação da barragem Jazigo
Obra deve garantir segurança hídrica e melhorar a qualidade de vida de...
- Por REDAÇÃO
- 05/12/2024
Governadora Raquel Lyra veta projeto que isentaria taxa de inscrição do SSA da UPE
O veto foi baseado em um impacto financeiro de R$ 2 milhões, conforme estudo...
- Por REDAÇÃO
- 05/12/2024
Governo federal discute nova Política Nacional de Inteligência
Soberania nacional e segurança da sociedade estão entre fundamentos
- Por REDAÇÃO
- 05/12/2024
Prefeitura de Caruaru entrega a reforma do prédio do AME Infantojuvenil e Núcleo TEA
Obras incluíram melhorias na acessibilidade e nos espaços de terapia.