
Serra Talhada recebe evento do Sebrae sobre economia criativa
Programação gratuita inclui debates sobre inovação e valorização cultural no Sertão.

Foto: Flávio Costa/Sebrae-PE
O 1º Seminário de Economia Criativa do Sertão será realizado neste sábado (30), em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. O evento gratuito, organizado pelo Sebrae Pernambuco, reunirá empreendedores, gestores públicos e instituições para discutir o impacto da economia criativa na região. As inscrições podem ser feitas pela internet.
O encontro coloca em evidência as riquezas culturais e artísticas dos Sertões do Pajeú, Central, Moxotó e Itaparica. A programação inclui palestras, painéis, oficinas e rodas de conversa com representantes da cultura local.
No auditório, às 9h, ocorrerá o debate Patrimônios Vivos do Pajeú: O Saber Cultural que Transcende Territórios, mediado por Marcelo Renan de Souza, gerente de Patrimônio Imaterial da Fundarpe. O debate terá a participação de Dedé Monteiro (poeta, Tabira), Assisão (músico, Serra Talhada), Chico Santeiro (artesão, Triunfo) e o Grupo de Coco Negras e Negros do Leitão da Carapuça (Afogados da Ingazeira).
Simultaneamente, na Sala 2, Valkiria Dias Porto, superintendente de Equipamentos Culturais da Fundarpe, abordará o tema Equipamentos Culturais como Impulsionadores de Inovação e Transformação Socioterritorial.
Segundo Priscila Lapa, gerente de Políticas Públicas do Sebrae-PE, o objetivo do evento é conectar diferentes atores da cadeia produtiva cultural e mostrar como a economia criativa gera impactos sociais e econômicos no interior. "O seminário é um ponto de encontro para todos os envolvidos nesse ecossistema", afirmou.
O público-alvo inclui empreendedores individuais, coletivos culturais, associações, cooperativas e representantes das secretarias municipais de Cultura, Educação e Desenvolvimento Social.
Além de valorizar o patrimônio cultural da região, o seminário apresentará cases de sucesso e discutirá políticas públicas e oportunidades no setor. Entre os destaques locais estão a poesia de São José do Egito, a gastronomia e o artesanato.
As atividades serão realizadas no Senac Serra Talhada, das 8h às 17h30. O evento, com vagas limitadas, é promovido em parceria com instituições como Sesc, Senac, Fundarpe e Hub de Inovação do Pajeú.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Confira a programação do 51º Festival Nacional de Jericos
Evento chega à 51ª edição e reúne atrações culturais, shows e disputas...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
“Nas Margens do Tempo”: documentário retrata relação entre o Rio Ipojuca e a memória de Caruaru
Filme tem 11 minutos de duração e reúne depoimentos sobre memória,...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Webinário gratuito orienta empresários sobre uso de dados para decisões mais eficazes
Encontro online terá foco em aplicação prática de dados na gestão de...
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Uninassau Caruaru abre inscrições para Semana Estadual de Conciliação
Atendimentos serão realizados no Núcleo de Práticas Jurídicas no dia 9 de...
- Por REDAÇÃO
- 23/04/2025
Conheça os desafios de manter o espírito de equipe no modelo home-office
Com o trabalho remoto vem os dilemas de como manter os colaboradores...
- Por REDAÇÃO
- 23/04/2025
Uninassau Caruaru promove congresso sobre desafios globais na saúde
Evento ocorre de 24 a 26 de abril no Centro de Convenções do Senac