Senado derruba veto que impedia reajuste a servidores da saúde
Medida consta da lei da ajuda financeira a estados e municípios
Foto: Agência Senado
O Senado derrubou o veto do presidente da República ao projeto que autoriza o reajuste salarial a profissionais de saúde e trabalhadores da educação pública durante o período da pandemia da covid-19. O veto ainda será analisado pela Câmara dos Deputados em sessão prevista para a noite de hoje (19).

Em 28 de maio, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que trata da ajuda financeira a estados, municípios e o Distrito Federal para o combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus (covid-19) com vetos ao reajuste a trabalhadores da educação, saúde e segurança pública, servidores de carreiras periciais, profissionais de limpeza urbana e de serviços funerários. O presidente alegou que as exceções que autorizam reajuste de salários violam o interesse público ao diminuir a economia estimada com a suspensão dos reajustes.
Ao derrubar o veto, a maioria dos senadores entendeu que essas categorias atuaram direta ou indiretamente no combate à pandemia, mantendo serviços básicos e essenciais em um período em que parte da sociedade se mantinha em casa, protegendo-se do vírus. Por isso, justificaram a derrubada afirmando que esses profissionais merecem ter o reajuste previsto, a despeito da crise econômica.
Os senadores continuam votando os vetos às partes da lei.
Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/08/2025
STJ mantém prisão do influenciador Hytalo Santos
Para ministro Rogerio Schietti Cruz, não há ilegalidade na prisão
- Por REDAÇÃO
- 08/08/2025
Aos 66 anos, morre ícone do samba Arlindo Cruz
Sambista estava com a saúde frágil desde 2017, quando sofreu um AVC
- Por REDAÇÃO
- 08/08/2025
PGR recorre para limitar alcance de ampliação do foro privilegiado
Em março, STF decidiu mudar as regras para parlamentares
- Por REDAÇÃO
- 05/08/2025
Defesa de Bolsonaro diz que foi surpreendida com prisão domiciliar
Advogados alegam que não houve descumprimento de medida cautelar
- Por REDAÇÃO
- 04/08/2025
Apesar de proibição, 29% admitem palmadas e beliscões em crianças
Pesquisa aponta também desconhecimento sobre primeira infância
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
STF retoma sessões após recesso e fará defesa de Moraes
Ministro sofreu sanções econômicas pelo governo dos EUA