Senado aprova revisão anual de preços de serviços prestados ao SUS
Sistema pode recorrer a hospitais filantrópicos e outras instituições
Foto: Agência Brasil
O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (6) o projeto de lei que prevê a revisão anual do pagamento dos serviços privados oferecidos ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com a aprovação pelos senadores e deputados federais, que ocorreu em agosto, o texto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O projeto estabelece que os serviços prestados pelas entidades privadas, como hospitais filantrópicos, serão revistos uma vez ao ano, em dezembro, por ato do Ministério da Saúde, levando em conta a disponibilidade orçamentária e financeira.
O texto original previa o reajuste dos preços atrelado ao IPCA. Uma emenda do líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), alterou o cálculo de revisão, já que o uso do IPCA é vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Conforme o texto aprovado, quando o atendimento pelo SUS for insuficiente, o sistema poderá recorrer aos serviços privados, modificando a Lei Orgânica da Saúde.
*Com informações da Agência Senado
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/01/2025
Entenda o que é o vírus respiratório responsável por surto na China
hMPV causa infecção do trato respiratório superior, o resfriado comum
- Por REDAÇÃO
- 17/01/2025
País tem 4 mortes confirmadas por dengue em 2025 e investiga mais 62
Maioria dos casos concentra-se em São Paulo, local do primeiro óbito
- Por REDAÇÃO
- 10/01/2025
InfoGripe indica sinal de queda dos casos de SRAG no país
Rinovírus é o principal vírus nos casos em crianças e adolescentes
- Por REDAÇÃO
- 09/01/2025
Pernambuco registra primeiro caso de raiva humana em oito anos; mulher foi mordida por sagui
A paciente foi atacada por um sagui em Santa Maria do Cambucá, no Agreste, e...
- Por REDAÇÃO
- 06/01/2025
Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio
Reforço vacinal aos 15 meses passa a ser injetável