
A proposta também altera a idade mínima para a realização dos procedimentos, passando a ser permitido para as pessoas a partir de 21 anos

Foto: Reprodução/Globo
Foi aprovado nesta quarta-feira (10) um projeto de lei que dispensa o aval do cônjuge para procedimentos de esterilização voluntária - laqueadura para as mulheres e vasectomia para homens. Além disso, a proposta também altera a idade mínima para a realização dos procedimentos, passando a ser permitido para as pessoas a partir de 21 anos.
A lei agora precisa ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Caso aprovada, a medida passará a valer 180 dias após a publicação no “Diário Oficial da União”. Essa mudança nas regras surgiu graças a uma demanda da bancada feminina e foi aprovada na mesma sessão que comemorou os 16 anos da Lei Maria da Penha.
Em entrevista concedida para a CBN, o advogado e especialista em Direito na Saúde Vinicius Santiago comentou as mudanças no projeto de lei. A norma atual fora instituída em 1996 e exigia que "na vigência de sociedade conjugal, a esterilização depende do consentimento expresso de ambos os cônjuges." Ou seja, o marido precisava autorizar a laqueadura da esposa, e vice-versa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a esterilização voluntária é considerada como um dos vários métodos contraceptivos, e pode contribuir para a prevenção dos riscos de saúde relacionados à gravidez indesejada.
Ouça a matéria da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/02/2023
Secretário de Saúde de Caruaru pontua sobre situação vacinal infantil e descentralização de atendimentos nas unidades de Saúde
George explicou sobre cobertura vacinal das crianças e o retorno às aulas
- Por REDAÇÃO
- 02/02/2023
Ansiedade pós-férias: como superar a insônia e dormir bem
Confira dicas para ter uma noite de sono mais confortável e tranquila
- Por REDAÇÃO
- 02/02/2023
Confira as vagas de emprego disponíveis em Caruaru e região nesta quinta (2)
Interessados podem ir a uma das agências para se candidatar a cargos
- Por REDAÇÃO
- 02/02/2023
Morre, aos 73 anos, jornalista Glória Maria
Glória deixa duas filhas: Maria, de 15 anos, e Laura, de 14
- Por REDAÇÃO
- 01/02/2023
Delegacias da Mulher funcionarão 24h em Pernambuco
A medida é uma promessa de campanha da governadora Raquel Lyra
- Por REDAÇÃO
- 01/02/2023
Saiba como conseguir pagar mais barato na conta da Compesa com a tarifa social
Clientes inscritos pagam R$ 9,44 e passam a ser isentos da cobrança de...