Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Segunda morte por dengue é confirmada em Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

A vítima foi um menino de 8 anos que residia em Petrolina, no Sertão.

A vítima foi um menino de 8 anos que residia em Petrolina, no Sertão.

Foto: Google Imagens

28/06/2023
    Compartilhe:

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou a segunda morte por dengue no estado este ano. A vítima foi um menino de 8 anos que residia em Petrolina, no Sertão. O óbito ocorreu em 19 de março, mas só foi confirmado no último boletim epidemiológico, referente à 24ª semana, encerrada em 17 de junho.

Em Petrolina e outros municípios, como Araripina, Bodocó, Exu, Moreilândia e Petrolândia, foi identificado o sorotipo 1 do vírus da dengue, conhecido como DENV-1. O menino falecido não possuía comorbidades, mas especialistas alertam que pacientes com doenças crônicas têm maior risco de desenvolver complicações graves quando infectados pela dengue.

Com esse óbito, Pernambuco registra um total de cinco mortes causadas por arboviroses este ano, sendo duas decorrentes de complicações da dengue e três por chikungunya. Até 17 de junho, foram notificados 14.854 casos suspeitos de dengue no estado, dos quais 1.606 foram confirmados.

A dengue é mais severa em extremos da vida, como crianças e idosos acima de 60 anos. Atualmente, em Pernambuco, circulam dois sorotipos da dengue: DENV-1 e DENV-2.

O boletim da SES-PE destaca que dez municípios, incluindo Araçoiaba, Brejão, Dormentes, Exu, Granito, Gravatá, Itaíba, Jataúba, Moreilândia e Trindade, apresentam alta incidência de dengue, com mais de 300 casos prováveis a cada 100 mil habitantes. Outros 32 municípios estão em situação de média incidência, com casos prováveis entre 0 e 100 por 100 mil habitantes, enquanto 18 municípios não registraram casos prováveis da doença.

É fundamental que a população adote medidas de prevenção, como eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e buscar atendimento médico em caso de sintomas suspeitos de dengue, a fim de controlar a propagação da doença.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook