Secretaria Estadual de Saúde tem dificuldade para contabilizar casos leves de covid-19 após ataque hacker ao site do Ministério da Saúde
De acordo com o Governo Federal, a expectativa é reestabelecer o ConecteSUS na próxima semana
Foto: Miva Filho/Secretaria Estadual de Saúde
Após o ataque hacker ao sistema e-sus notifica do Ministério da Saúde, que tirou do ar sites da pasta na sexta-feira (10), Pernambuco teve dificuldades para contabilizar o número de casos leves da covid-19, neste sábado (11). De acordo com o Governo Federal, a expectativa é reestabelecer o ConecteSUS na próxima semana.
Apesar da dificuldade em contabilizar os casos leves, Pernambuco confirmou dez mortes, neste sábado (11). Também registrou oficialmente 12 casos graves. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, estes números são notificados em um sistema próprio, que não sofreu ataque.
Com os novos registros, o estado passou a totalizar 643.319 casos confirmados da doença e 20.320 óbitos de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Os primeiros casos foram confirmados em março de 2020. de acordo com a secretaria de saúde, todos os 12 casos contabilizados são casos de síndrome respiratória aguda grave.
Agora, Pernambuco totaliza 55.135 casos graves e 588.184 leves. A secretaria afirma que esses dados contabilizados neste sábado não condizem com a realidade do estado, que estava notificando de 200 a 400 novos casos por dia. Os casos do novo coronavírus estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.
Ouça a nota de Túlio Vasconcelos, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2025
Secretaria de Saúde de Caruaru promove Vacinação Noturna nesta terça (28) e quarta-feira (29)
Ação é realizada em frente ao INSS, das 17h às 20h
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2025
Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos
Manobra de Heimlich deve ser precedida de pancadas nas costas
- Por REDAÇÃO
- 22/10/2025
Senado aprova isenção de tributos para doação de medicamentos
Texto ainda precisa ser votado pela Câmara dos Deputados
- Por REDAÇÃO
- 22/10/2025
Câmara aprova validade permanente para laudo de diabetes tipo 1
Texto será enviado ao Senado
- Por REDAÇÃO
- 21/10/2025
Pesquisa do Butantan padroniza nomenclatura de vírus da dengue
Nomes são utilizados desde setembro de 2024 em estudo
- Por REDAÇÃO
- 21/10/2025
Anvisa restringe venda de azeite, sal do Himalaia e chá
Problemas têm relação com origem desconhecida dos produtos