Secretaria Estadual de Saúde tem dificuldade para contabilizar casos leves de covid-19 após ataque hacker ao site do Ministério da Saúde
De acordo com o Governo Federal, a expectativa é reestabelecer o ConecteSUS na próxima semana
Foto: Miva Filho/Secretaria Estadual de Saúde
Após o ataque hacker ao sistema e-sus notifica do Ministério da Saúde, que tirou do ar sites da pasta na sexta-feira (10), Pernambuco teve dificuldades para contabilizar o número de casos leves da covid-19, neste sábado (11). De acordo com o Governo Federal, a expectativa é reestabelecer o ConecteSUS na próxima semana.
Apesar da dificuldade em contabilizar os casos leves, Pernambuco confirmou dez mortes, neste sábado (11). Também registrou oficialmente 12 casos graves. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, estes números são notificados em um sistema próprio, que não sofreu ataque.
Com os novos registros, o estado passou a totalizar 643.319 casos confirmados da doença e 20.320 óbitos de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Os primeiros casos foram confirmados em março de 2020. de acordo com a secretaria de saúde, todos os 12 casos contabilizados são casos de síndrome respiratória aguda grave.
Agora, Pernambuco totaliza 55.135 casos graves e 588.184 leves. A secretaria afirma que esses dados contabilizados neste sábado não condizem com a realidade do estado, que estava notificando de 200 a 400 novos casos por dia. Os casos do novo coronavírus estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.
Ouça a nota de Túlio Vasconcelos, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/12/2025
Sífilis continua em ritmo acelerado de crescimento no país
Situação é mais grave entre mulheres jovens e gestantes, diz médica
- Por REDAÇÃO
- 15/12/2025
Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes, em Pesqueira
Imunização é feita na aldeia Cimbres em Pernambuco
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Caruaru promove Dia D de prevenção em saúde sexual
A ação acontecerá no Marco Zero
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
Caruaru inicia vacinação contra bronquiolite para gestantes
Vacina é destinada a mulheres a partir da 28ª semana de gravidez
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Vacina contra a dengue do Butantan começa a ser aplicada em janeiro
Profissionais da saúde serão os primeiros a receber a imunização
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Profissionais do SUS receberão treinamento em cuidados paliativos
Objetivo é oferecer mais qualidade de vida a quem tem doença grave