
SDS anuncia iniciativa para executar mais de 13 mil mandados de prisão em Pernambuco
Pernambuco ocupa a oitava posição no país em relação ao maior número de mandados não executados.

Foto: Google Imagens
A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco tomou uma medida proativa para abordar a preocupante questão dos mandados de prisão não cumpridos no estado. Essa decisão foi anunciada na última sexta-feira (11), em resposta ao cenário alarmante de aproximadamente 13.480 decretos judiciais em aberto, conforme revelado pela coluna Segurança há menos de um mês.
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Pernambuco ocupa a oitava posição no país em relação ao maior número de mandados não executados. Alguns desses mandados remontam a mais de uma década, deixando suspeitos de crimes graves em liberdade.
A portaria que estabelece a formação deste grupo de trabalho ressalta a gravidade do problema, que coloca em risco a população ao manter criminosos perigosos soltos e confiantes na impunidade.
O principal objetivo do grupo de trabalho é otimizar, mapear e coordenar a execução dos mandados de prisão em aberto, através da criação e implementação de ações conjuntas. A coordenação do grupo, com uma duração de 90 dias, ficará a cargo do secretário executivo de Defesa Social, Alexandre Alves. O grupo também contará com a participação da chefe da Polícia Civil, Simone Aguiar, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Tibério César dos Santos, além de representantes dos setores de inteligência das duas instituições e da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da SDS.
A Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Pernambuco (OAB-PE) também está ativamente envolvida na questão, anunciando a criação de um grupo para analisar as possíveis razões por trás do acúmulo de mandados de prisão pendentes. O presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, reiterou a importância de priorizar os casos mais graves ao procurar o governo do estado, Polícia Civil, Polícia Militar e Poder Judiciário.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 20/09/2023
PRF apreende mais de 18 mil réplicas de calçados e bolsas ilegais na BR-232 em São Caetano
Mercadoria havia saído de Minas Gerais e tinha como destino o Recife, de...
- Por REDAÇÃO
- 19/09/2023
Delegado já ouviu cinco testemunhas e buscou imagens de câmeras de segurança para entender crimes em Camaragibe
Polícia investiga sequência de assassinatos, que vitimou tanto os PMs, como...
- Por REDAÇÃO
- 13/09/2023
Operação policial detém seis integrantes de grupo criminoso em Caruaru e Cupira
Mandados foram cumpridos contra organização criminosa que era investigada...
- Por REDAÇÃO
- 05/09/2023
Prefeito de Água Preta é preso em operação da Polícia Federal
'Operação Dilúvio' prendeu o prefeito por envolvimento em crimes como...
- Por REDAÇÃO
- 04/09/2023
Implantação de câmeras nos uniformes da PM em Pernambuco está prevista para este mês
O kit inclui bodycams, no-break, disco rígido e armazenamento em servidor,...
- Por REDAÇÃO
- 31/08/2023
Operação "Bravos" desarticula tráfico de drogas em Caruaru
Operação foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (30).