Saúde divulga cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023
Primeiros cinco meses do ano terão vacinação contra covid-19 e sarampo

Foto: Agência Brasil
O Ministério da Saúde divulgou esta semana o cronograma para 2023 do Programa Nacional de Vacinação. As ações começam em 27 de fevereiro, com a aplicação de doses de reforço bivalentes contra a covid-19 na população com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência.
Também está previsto para abril intensificar a campanha de vacinação contra a influenza, antes da chegada do inverno, quando as temperaturas mais baixas levam ao aumento nos casos de doenças respiratórias. Já em maio, deve ocorrer uma ação de multivacinação contra a poliomielite e o sarampo nas escolas.
As etapas, de acordo com o ministério, foram organizadas de acordo com os estoques de doses existentes, as novas encomendas realizadas pela pasta e os compromissos de entregas assumidos pelos fabricantes de vacinas.
O cronograma foi pactuado com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e pode ser alterado caso o cenário de entregas seja modificado ou tão logo novos laboratórios tenham suas solicitações aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Dose de reforço de vacina contra meningite receberá proteção maior
Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Dengue: vacina do Butantan deve estar disponível no início de 2026
Medicamento está sendo avaliado pela Anvisa
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Hospitais privados poderão abater dívidas por atendimento ao SUS
Programa concede crédito tributário para reduzir filas na saúde
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas a partir desta segunda
Medida visa proteger a saúde da população brasileira
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2025
Internações por inflamações intestinais aumentaram 61% em dez anos
Sociedade de Coloproctologia faz campanha para alertar sobre doenças
- Por REDAÇÃO
- 12/05/2025
Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa
Entrevistados querem psicólogos nas escolas para mudar cenário