Saúde bucal durante a Páscoa: Como cuidar do sorriso e aproveitar a época mais doce do ano
De acordo com o dentista Dr. Danilo Neves, comer chocolate não é o principal problema
Foto: divulgação
Para muitos, resistir ao chocolate não é uma tarefa fácil, ainda mais durante a Páscoa, em que a troca de ovos, bombons e barras de chocolate entre familiares e amigos já é uma tradição. Mas, será que é possível comer as guloseimas e manter a saúde bucal preservada durante este período?
De acordo com o dentista Dr. Danilo Neves, comer chocolate não é o principal problema, o risco de cáries está associado a má higienização bucal “A cárie é causada por ácidos produzidos por bactérias que vivem em nossa boca, resultando na destruição progressiva dos dentes. Esta produção é acelerada quando se consome muito açúcar.” explica o doutor.
O indicado é escovar os dentes em até 15 minutos após a ingestão de chocolate, pois é nesse período que as bactérias começam a metabolizar os açúcares ingeridos e a produzir ácidos que são prejudiciais para os dentes.A melhor forma de fazer essa higienização é optando por uma escova macia e pastas de dente que tenham flúor, além de sempre passar o fio dental.
O que pouca gente sabe, é que o consumo de chocolate não traz apenas danos para os dentes. Segundo o doutor Danilo Neves, quando o cacau é consumido com moderação, ele também pode trazer muitos benefícios"O cacau é rico em proteínas, cálcio, fosfato e outros minerais que ajudam a proteger e fortalecer o esmalte do dente. Uma forma de aproveitar mais o efeito positivo do chocolate, é optar por aqueles com menos açúcar, como o meio amargo ou 70% cacau.” completou o doutor.
No entanto, o mesmo não vale para o chocolate branco, pois além de não possuir os benefícios do cacau, tem um alto teor de açúcar e gordura. Mas se você é daqueles que não resistem à época mais doce do ano, é necessário manter uma rotina de higienização completa dos dentes. Hábitos como escovar os dentes sempre que ingerir qualquer tipo de doce, é uma das formas de manter a saúde bucal em dia e se ver livre de cáries. Vale lembrar também da importância de visitar o dentista regularmente.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/12/2025
Sífilis continua em ritmo acelerado de crescimento no país
Situação é mais grave entre mulheres jovens e gestantes, diz médica
- Por REDAÇÃO
- 15/12/2025
Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes, em Pesqueira
Imunização é feita na aldeia Cimbres em Pernambuco
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Caruaru promove Dia D de prevenção em saúde sexual
A ação acontecerá no Marco Zero
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
Caruaru inicia vacinação contra bronquiolite para gestantes
Vacina é destinada a mulheres a partir da 28ª semana de gravidez
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Vacina contra a dengue do Butantan começa a ser aplicada em janeiro
Profissionais da saúde serão os primeiros a receber a imunização
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Profissionais do SUS receberão treinamento em cuidados paliativos
Objetivo é oferecer mais qualidade de vida a quem tem doença grave