Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Salto no agronegócio brasileiro equivale ao PIB da Argentina


Por: REDAÇÃO Portal

No Brasil, espera-se que mais de 300 milhões de toneladas de alimentos sejam produzidas.

No Brasil, espera-se que mais de 300 milhões de toneladas de alimentos sejam produzidas.

Foto: Ed Alves/CB/DA PRESS

21/02/2023
    Compartilhe:

A safra esperada para o Brasil de mais de 300 milhões de toneladas neste ano demonstra a importância que o agronegócio assumiu na economia brasileira. Entre 2002 e 2022, o PIB agrícola do país foi de US$ 122 bilhões para US$ 500 bilhões – o equivalente à Argentina.

Segundo o economista José Roberto Mendonça de Barros, o agronegócio brasileiro cresceu de forma extraordinária  nos últimos 40 anos, com destaque para os últimos 20 anos. Esse crescimento é baseado em investimentos em pesquisa e políticas públicas para o campo, que têm levado a sucessivos recordes na produção agrícola. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve ultrapassar a marca de 300 milhões de toneladas de grãos este ano, consolidando-se como o terceiro maior produtor mundial de grãos, atrás da China e dos Estados Unidos.

Em 20 anos, a safra de grãos passou de 120,2 milhões de toneladas para 310,6 milhões, um aumento de 258%. A área plantada passou de 43,7 milhões para 76,7 milhões de hectares, um aumento de 76,5%. Os números mostram que a produção aumentou em três vezes a área cultivada, impulsionada pelos ganhos de produtividade graças aos investimentos em pesquisa e tecnologia.

O destaque das lavouras brasileiras é a soja, semente oleaginosa que se adaptou aos vários microclimas do país e é cultivada tanto nas regiões mais frias do extremo sul quanto nos climas tropicais do Norte e Nordeste. O Brasil ultrapassou os EUA ao se tornar o maior produtor do grão e hoje também é o principal exportador.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook