Recuperação econômica de setores nos próximos meses com avanço da vacinação
Depois de um 1º semestre considerado positivo para a economia nacional, expectativa ainda se mostra positiva
Foto: Google Imagens
A primeira metade de 2021, foi considerada surpreendentemente positiva para a recuperação da economia do Brasil, mesmo com os desafios para superar a pandemia do coronavírus. Para esse segundo semestre, a expectativa ainda é de continuidade da recuperação com a expectativa de aceleração da vacinação, - que já tem progredido em diversos municípios pernambucanos e em todo o país. Além disso, o país tem sido guiado também pela melhora da economia internacional, impulsionando as commodities. A expectativa é de que a abertura da economia, com o avanço da vacinação, leve a favorecimento sobretudo o setor de serviços, mas a agricultura segue se destacando em 2021.
A resiliência da economia tem sido apoiada em juros reais baixos, ampla oferta de crédito, níveis elevados de poupança, recuperação do emprego formal, forte crescimento global e adaptação às medidas de restrição. Desta forma, saiba como diferentes setores da economia brasileira devem se recuperar nos próximos meses.
Na construção civil, o desempenho tem sido positivo, mas a elevação de custos é um ponto de atenção. A demanda por imóveis residenciais segue aquecida, após a forte queda de estoques em 2020. Já em infraestrutura, a retomada dos leilões traz um cenário positivo à frente, apontam os economistas. No comércio, a demanda segue especialmente favorável para bens duráveis e materiais de construção. Os serviços de tecnologia da informação são o destaque positivo até o momento, enquanto os de armazenamento e logística também estão sendo favorecidos, com maior demanda do comércio eletrônico, apesar dos serviços de transportes estarem mais fragilizados por conta do transporte aéreo.
Os serviços de saúde também seguem se beneficiando da reabertura e do avanço dos beneficiários de planos de saúde. Os procedimentos eletivos foram interrompidos temporariamente durante a 2ª onda de Covid 19 em diversos estados, mas já foram retomados. Além disso, o número de beneficiários de planos de saúde vem se elevando, acompanhando a recuperação do emprego formal.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Abono salarial PIS/Pasep 2025: prazo para saque acaba dia 29
Mais de 154 mil trabalhadores ainda não sacaram o benefício
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quarta vez seguida
Taxa Selic está no maior nível em quase 20 anos
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro
É a maior alta no setor desde março deste ano
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
Central de Abastecimento de Caruaru registra queda de preços em oito itens
14 itens registraram aumento no preço
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
Governo lança ferramenta de autoexclusão das apostas online
Objetivo é reduzir danos e prover assistência a pessoas e grupos sociais em...
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
Abono salarial, CadÚnico, seguro-desemprego: veja o que muda com o salário mínimo de R$ 1.621
O salário mínimo terá aumento de 2,5% devido ao crescimento do PIB em 2024