Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Reunião de Osíris Caldas com Governo Federal, e Caruaru como 3° maior PIB do Nordeste, demonstram cenário otimista para setor empresarial

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Osíris Caldas, presidente da Facep, falou que a impressão que tem é que estão conseguindo que a classe empresarial seja ouvida

Osíris Caldas, presidente da Facep, falou que a impressão que tem é que estão conseguindo que a classe empresarial seja ouvida

Foto: Google Imagens

09/06/2021
    Compartilhe:

Na tarde da última segunda-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da economia, Paulo Guedes, se reuniram com um grupo de mais de 50 empresários, presidentes e representantes das 27 federações do Sistema CACB, entre eles, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (Facep), Osíris Caldas. A reunião teve como objetivo a discussão de assuntos como a ampliação do Pronampe, a manutenção do BEm e o andamento das reformas estruturantes.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, também anunciou a manutenção de programas como o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) e o auxílio emergencial à população de baixa renda. Tanto Bolsonaro quanto Guedes garantiram que todos os programas serão mantidos até o fim da vacinação de toda a população brasileira, o que deve acontecer até setembro, segundo o ministro da Economia. Guedes citou ainda a iniciativa de inclusão produtiva de jovens e trabalhadores por meio do BIP (Bônus de Inclusão Produtiva) e do BIQ (Bônus de Incentivo à Qualificação).

O presidente da CACB, George Pinheiro, fez elogios aos programas que o Executivo lançou desde o início da pandemia, em socorro às empresas. Contudo, fez uma alerta de que ainda há muitos empresários precisando de socorro e à beira da falência. Pinheiro pediu a Bolsonaro e Guedes que o aporte dado ao Pronampe este ano seja, pelo menos, igual ao do ano passado, quando foram ofertados mais de R$30 bilhões em crédito.

Em entrevista ao Panorama CBN, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (Facep), Osíris Caldas, comentou sobre a reunião, os temas tratados e sua perspectiva sobre o desenvolvimento do setor. E falou que a impressão que tem é que estão conseguindo que a classe empresarial seja ouvida, tecendo elogios ao ministro Paulo Guedes. “Ele vem dentro da possibilidade desse momento, conseguindo traduzir em sintonia com a classe empresarial”, em que diz que reflete em toda a população pois reflete no emprego e na renda e “todos estamos todos no mesmo barco”.

“Quando ele escuta a classe empresarial, e ele faz as ponderações dele de uma forma ampla, isso beneficia o funcionário na ponta, e beneficia o cidadão que presta serviço. Então é uma cadeia que está sendo beneficiada. Eu estou acreditando que se conseguirmos manter esse caminho, será positivo e acho que é prático porque muita coisa já está em andamento”, afirma Osíris. 

Diante das falas do presidente da Facep, os resultados da reunião pareceram positivos para o setor, e mais ainda quando unidas a uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou que a cidade de Caruaru é a terceira com maior Produto Interno Bruto (PIB) do interior do Nordeste. O PIB soma todos os bens e serviços produzidos durante o período de um ano. E em 2018, Caruaru obteve R$7,14 bilhões. Segundo o IBGE, entre 2010 a 2018, a cidade teve alcançado 109%, crescimento do PIB. 

Em com esses dados, o consultor Rafael Barros Jr. Consultor Empresarial, especialista em Pesquisas e Estudos de Mercado, afirmou que analisou 8 cidades do interior do Nordeste com população acima de 250 mil habitantes. E a nível de PIB, Caruaru fica atrás apenas de Feira de Santana e Campina Grande. Confira:







 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook