Resultado da pré-seleção para o Fies será publicado hoje
Candidatos não selecionados integrarão lista de espera
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
AGÊNCIA BRASIL
O resultado da pré-seleção para as cerca de 93 mil bolsas oferecidas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 será publicado ainda hoje (2) pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos podem consultar o resultado no site do programa ou na instituição para a qual se inscreveu.

Segundo o MEC, serão disponibilizados R$ 500 milhões para as bolsas de financiamento estudantil. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar sua inscrição entre os dias 3 e 5 de fevereiro de 2021.
De acordo com o MEC, os candidatos não selecionados integrarão uma lista de espera, podendo ser convocados a qualquer momento, entre os dias 3 de fevereiro e 18 de março.
A seleção para o Fies é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na edição deste ano, pode participar quem fez o Enem entre 2010 e 2019, obteve média acima de 450 e não zerou a redação. As notas de 2020 não poderão ser utilizadas devido ao adiamento das provas, que foram aplicadas somente em janeiro de 2021. Outro pré-requisito é ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
Criado em 1999, o Fies tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. O programa é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
O primeiro é operado pelo governo federal, com juros zero, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.
Já o P-Fies tem regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/12/2025
Neoenergia libera inscrição gratuita para Escola de Eletricistas
Inscrições devem ser feitas até o dia 23 de dezembro
- Por REDAÇÃO
- 18/12/2025
Mudanças no IR beneficiarão 73,5% dos professores da educação básica
Metade dos docentes ficará isenta, calculou Ipea
- Por REDAÇÃO
- 17/12/2025
Sesc Pernambuco promove o II Webinário de Educação Inclusiva
Evento online acontece nos dias 17 e 18 de dezembro e está com inscrições...
- Por REDAÇÃO
- 16/12/2025
Governo de Pernambuco anuncia 8.910 vagas para cursos técnicos
Inscrições começam nesta quarta-feira (17)
- Por REDAÇÃO
- 16/12/2025
Reaplicação do Enem começa nesta terça-feira em todo o país
Provas do Enem PPL também serão aplicadas
- Por REDAÇÃO
- 10/12/2025
Prefeitura de Caruaru abre novo processo seletivo simplificado para profissionais da educação
Inscrições poderão ser realizadas até o próximo dia 26