
Receita Federal efetua pagamento do quarto lote da restituição de 2024
Contribuinte pode conferir se está incluso no lote pela página da Receita Federal na internet

Foto: Reprodução
Os contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física recebem hoje, sexta-feira (30) o quarto dos cinco lotes de restituição de 2024. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores e inclui cerca de 47 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.
O pagamento será feito ao longo do dia, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Diferentemente dos lotes anteriores, quase todo o valor irá para contribuintes sem prioridade no reembolso.
Foram contempladas 4.904.908 restituições que não cumprem nenhum requisito para o recebimento antecipado, como informação de chave Pix, uso de declaração pré-preenchida, enquadramento em categorias de prioridades legais e residência no Rio Grande do Sul.
O contribuinte que quiser saber se está incluído no lote pode fazer a consulta na página da Receita Federal na internet. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Caso não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Teto de juros do consignado do INSS subirá para 1,85% ao mês
Medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Mais de 48 mil pessoas contratam R$ 340,3 mi em consignado para CLT
Número de simulações aproxima-se de 65 milhões
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Centrais sindicais pedem isenção de Imposto de Renda sobre PLR
Ministro Haddad explicou reforma do IR a representantes de entidades
- Por REDAÇÃO
- 25/03/2025
Tarifa Social: como solicitar desconto de até 65% na conta de energia em Caruaru
Famílias de baixa renda podem solicitar benefício da Tarifa Social de...
- Por REDAÇÃO
- 25/03/2025
Alckmin defende retirar inflação de alimentos do cálculo da Selic
Para presidente em exercício, energia também deve ser desconsiderada
- Por REDAÇÃO
- 25/03/2025
Após novo aumento de juros, mercado reduz previsão para o PIB e inflação
Expectativa para a expansão da economia cai de 1,99% para 1,98%