Raquel Lyra assina Pacto pela Governança da Água para aprimorar a gestão dos recursos hídricos
Documento foi assinado nesta segunda-feira (17).

Foto: Reprodução/TV Globo
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), assinou nesta segunda-feira (17) o Pacto pela Governança da Água, um acordo firmado entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e os governos estaduais para melhorar a gestão dos recursos hídricos no país. O pacto visa a implementação de ações de monitoramento e construção de barragens, principalmente nas áreas afetadas por enchentes, como a Zona da Mata Sul de Pernambuco, onde mais de 2 mil pessoas ficaram desalojadas devido às chuvas intensas.
A cerimônia de assinatura do pacto ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, no centro do Recife, onde a governadora se encontrou com a diretora-presidente da ANA, Verônica Sánchez. Pernambuco é o oitavo estado brasileiro a aderir à declaração, que se baseia em três eixos principais: gestão dos recursos hídricos, saneamento básico e segurança de barragens.
O objetivo do pacto é fornecer apoio aos estados por meio de programas e iniciativas da ANA. Isso inclui transferência de recursos financeiros para equipes de segurança hídrica, investimentos na segurança de barragens e troca de informações sobre sistemas de gestão. A governadora Raquel Lyra destacou que o pacto contribuirá para uma melhor gestão dos recursos hídricos, com ênfase nas obras de transposição e no uso de tecnologia e inteligência de dados para monitoramento eficiente.
Pernambuco possui atualmente 104 barragens, das quais cinco foram construídas desde as enchentes de 2010 na Zona da Mata Sul. No entanto, apenas a barragem de Serro Azul, em Palmares, foi concluída. A barragem de Panelas 2, em Cupira, está 50% concluída e as obras serão retomadas até o final de 2023. A construção da barragem de Gatos, em Lagoa dos Gatos, com apenas 20% do projeto executado, será revisada e deve ser retomada no início de 2024. Há também duas barragens em construção: Igarapeba e Barra de Guabiraba, ambas localizadas em São Benedito do Sul.
As obras de Igarapeba estão 38% concluídas, mas precisarão passar por atualizações e captação de recursos antes de serem retomadas. Já as obras de Barra de Guabiraba estão 25% concluídas e também dependem de novos recursos e atualização do projeto para serem retomadas, de acordo com o governo estadual.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Justiça regulamenta uso de IA em investigações criminais
Norma é inédita para uso intelgiência artificial na segurança pública
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Situação de brasileira acidentada em vulcão na Indonésia segue incerta
Juliana Marins caiu em penhasco no Monte Rinjani, em Lombok
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2025
Incêndio destrói 10 ônibus escolares em Bom Conselho, na madrugada desta sexta-feira (20)
Chamas atingiram outros 6 veículos
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2025
CBN Caruaru lança série sobre mulheres que superaram dificuldades por meio do empreendedorismo
Reportagens especiais mostram como o artesanato ajudou mulheres da Capital do...
- Por REDAÇÃO
- 16/05/2025
Ferreira Costa promove evento gratuito pelos 168 anos de Caruaru
Evento tradicional terá atrações culturais, shows e competições como a...
- Por REDAÇÃO
- 14/05/2025
Contos e Cantos de Menarca promove ações culturais sobre dignidade menstrual
Projeto realiza rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas com...