Raquel Lyra assina Pacto pela Governança da Água para aprimorar a gestão dos recursos hídricos
Documento foi assinado nesta segunda-feira (17).

Foto: Reprodução/TV Globo
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), assinou nesta segunda-feira (17) o Pacto pela Governança da Água, um acordo firmado entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e os governos estaduais para melhorar a gestão dos recursos hídricos no país. O pacto visa a implementação de ações de monitoramento e construção de barragens, principalmente nas áreas afetadas por enchentes, como a Zona da Mata Sul de Pernambuco, onde mais de 2 mil pessoas ficaram desalojadas devido às chuvas intensas.
A cerimônia de assinatura do pacto ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, no centro do Recife, onde a governadora se encontrou com a diretora-presidente da ANA, Verônica Sánchez. Pernambuco é o oitavo estado brasileiro a aderir à declaração, que se baseia em três eixos principais: gestão dos recursos hídricos, saneamento básico e segurança de barragens.
O objetivo do pacto é fornecer apoio aos estados por meio de programas e iniciativas da ANA. Isso inclui transferência de recursos financeiros para equipes de segurança hídrica, investimentos na segurança de barragens e troca de informações sobre sistemas de gestão. A governadora Raquel Lyra destacou que o pacto contribuirá para uma melhor gestão dos recursos hídricos, com ênfase nas obras de transposição e no uso de tecnologia e inteligência de dados para monitoramento eficiente.
Pernambuco possui atualmente 104 barragens, das quais cinco foram construídas desde as enchentes de 2010 na Zona da Mata Sul. No entanto, apenas a barragem de Serro Azul, em Palmares, foi concluída. A barragem de Panelas 2, em Cupira, está 50% concluída e as obras serão retomadas até o final de 2023. A construção da barragem de Gatos, em Lagoa dos Gatos, com apenas 20% do projeto executado, será revisada e deve ser retomada no início de 2024. Há também duas barragens em construção: Igarapeba e Barra de Guabiraba, ambas localizadas em São Benedito do Sul.
As obras de Igarapeba estão 38% concluídas, mas precisarão passar por atualizações e captação de recursos antes de serem retomadas. Já as obras de Barra de Guabiraba estão 25% concluídas e também dependem de novos recursos e atualização do projeto para serem retomadas, de acordo com o governo estadual.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/09/2023
Professoras relançam livro ´Poesia a Três’, em Caruaru
A pré-venda do livro segue aberta até 06 de outubro
- Por REDAÇÃO
- 22/09/2023
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 40 milhões
Dezenas sorteadas foram 06-11-29-37-56-58
- Por REDAÇÃO
- 22/09/2023
Manutenção de adutora em Caruaru afeta o abastecimento de água em 15 bairros
Serviços devem ser finalizados no início da noite desta sexta-feira (22).
- Por REDAÇÃO
- 22/09/2023
Raquel Lyra promete concluir Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, até dezembro de 2023
Prazo foi confirmado pela governadora em cumprimento de agenda no Agreste...
- Por REDAÇÃO
- 21/09/2023
Ministra Rosa Weber marca julgamento de ação que descriminaliza aborto
Plenário virtual do STF analisará questão de 22 a 29 deste mês
- Por REDAÇÃO
- 21/09/2023
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 35 milhões
Apostas podem ser feitas até as 19h