Radares de velocidade começam a multar em Caruaru a partir de 19 de dezembro
Medida da AMTTC busca reduzir acidentes e mortes no trânsito após aumento nos índices.

Foto: Reprodução/TV Asa Branca
A Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC) informou que os controladores de velocidade começam a operar com aplicação de multas a partir da próxima quinta-feira (19). A medida tem como objetivo reduzir acidentes graves e fatais no município.
De acordo com um levantamento do Grupo de Estudos de Sinistros de Trânsito (GEST), houve um aumento elevado de acidentes nos últimos três meses, especialmente envolvendo motociclistas. As principais causas são excesso de velocidade e desrespeito à sinalização.
No último sábado (14), um carro em alta velocidade colidiu com uma moto em uma via próxima à Avenida Agamenon Magalhães. A médica que pilotava a motocicleta não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Segundo a AMTTC, apenas no último fim de semana, foram registrados nove acidentes envolvendo motocicletas.
Os dados mostram um crescimento nos índices de acidentes. Em outubro, houve 37 ocorrências a mais do que em setembro. O número de acidentes com motocicletas subiu de 94 para 126, resultando em quatro mortes. O total de veículos envolvidos passou de 149 para 206.
Período educativo
Os radares foram instalados em agosto deste ano. Até agora, o trabalho era educativo e servia para monitorar a velocidade nos pontos instalados. Já as infrações de avanço semafórico e parada sobre a faixa vinham sendo autuadas normalmente.
Segundo a AMTTC, o número de veículos acima da velocidade permitida teve aumento de 260% nos últimos 12 meses, saltando de 18.730 para 49.993 infrações registradas até outubro. Os dados indicam que o período educativo não foi suficiente.
Fiscalização e segurança
A AMTTC afirma que a fiscalização por radares busca garantir que as leis de trânsito sejam respeitadas, trazendo mais segurança para condutores e pedestres.
“Os radares serão ligados de forma transparente e com ampla comunicação sobre os locais. Novas placas informativas serão instaladas. Os estudos mostram a importância desses equipamentos em outros pontos da cidade. A fiscalização visa salvar vidas e tornar o trânsito mais seguro e organizado”, afirmou o Cel. Edson Nóbrega, presidente da AMTTC.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Governo de Pernambuco decreta situação de emergência para mais de 100 municípios
Cenário de estiagem causa prejuízos sociais e econômicos
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Brics cobra US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até a COP30
Países mais ricos são chamados a assumir mais responsabilidades
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Justiça regulamenta uso de IA em investigações criminais
Norma é inédita para uso intelgiência artificial na segurança pública
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Situação de brasileira acidentada em vulcão na Indonésia segue incerta
Juliana Marins caiu em penhasco no Monte Rinjani, em Lombok
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2025
Incêndio destrói 10 ônibus escolares em Bom Conselho, na madrugada desta sexta-feira (20)
Chamas atingiram outros 6 veículos
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2025
CBN Caruaru lança série sobre mulheres que superaram dificuldades por meio do empreendedorismo
Reportagens especiais mostram como o artesanato ajudou mulheres da Capital do...