Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Proposta de mudanças no estatuto da Petrobras afeta ações e preocupa investidores


Por: REDAÇÃO Portal

A ação ordinária da petroleira (PETR3) caiu 6,03%

A ação ordinária da petroleira (PETR3) caiu 6,03%

Foto: Agência Brasil

24/10/2023
    Compartilhe:

As ações da Petrobras tiveram uma queda de 6% no fechamento do mercado nesta segunda-feira (23) devido à proposta de mudanças no estatuto social da empresa feita pelo seu conselho diretivo. Esta proposta desagradou os investidores, que esperam uma redução dos dividendos.

As ações ordinárias da Petrobras (PETR3) caíram 6,03%, enquanto as preferenciais (PETR4) tiveram uma queda de 6,61%. Esse declínio afetou o Ibovespa, que recuperou 0,33% e fechou a 112.785 pontos.

A proposta do Conselho de Administração da Petrobras envolve a criação de uma “reserva de remuneração de capital” para garantir recursos destinados ao pagamento de dividendos, bem como a recompra de ações ou a avaliação de perdas. Essa notícia foi recebida por padrões pelo mercado, pois implica uma possível redução na distribuição de dividendos extraordinários, de acordo com analistas.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou os pagamentos lucrativos aos acionistas da Petrobras, afirmando que eles foram feitos em detrimento da sociedade brasileira.

A diretoria da Petrobras afirmou que a política de distribuição de dividendos permanece inalterada e que a reserva será criada após o pagamento. No entanto, essa política já havia sido revista em julho, limitando os pagamentos de dividendos aos acionistas.

A proposta de mudança, que exige uma revisão do estatuto social da empresa, ainda precisa ser aprovada pelos acionistas numa Assembleia Geral Extraordinária que será convocada posteriormente.

Além disso, o Conselho de Administração da Petrobras propôs flexibilizar as nomeações de executivos, levantando preocupações sobre a interferência estatal na empresa, de acordo com análises de especialistas.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook