Projeto de Lei busca reconhecimento nacional para espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Projeto de Lei foi aprovado na Câmara Federal e segue para aprovação do Senado.
Foto: Everton Freitas / TV Asa Branca
Um projeto de lei aprovado na Câmara Federal tem como propósito conceder ao espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, o status de Manifestação da Cultura Nacional. Agora, o projeto seguirá para aprovação no Senado.
A peça teatral já ostenta o título de Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do Estado de Pernambuco e, caso o projeto seja aprovado, poderá ser reconhecida como Manifestação Cultural Nacional pela lei federal. A iniciativa do projeto partiu do deputado Felipe Carreras (PSB-PE) e foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal.
Para o deputado Felipe Carreras, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e do Entretenimento, a cultura desempenha um papel crucial como patrimônio e motor da economia, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento.
Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral e Fazenda Nova, responsável pela produção do espetáculo, vê a possível conquista do título de Manifestação Cultural Nacional como motivo de orgulho para todos os pernambucanos e um reconhecimento do legado deixado pelos idealizadores da cidade-teatro, Plínio e Diva Pacheco.
A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é uma tradição que acontece desde 1968, atraindo mais de 4 milhões de espectadores ao longo de sua história. A encenação ocorre durante a Semana Santa no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, e tem implicações para o turismo em Pernambuco, movimentando a rede hoteleira em locais como Recife, Porto de Galinhas, Gravatá e Caruaru. Personalidades frequentemente integram o elenco, e o evento gera cerca de R$ 200 milhões em negócios relacionados à produção, mídia, comércio, artesanato, hospedagem e transporte turístico no estado.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/08/2025
Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303
Prefixo é usado para identificar chamadas de telemarketing
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Especialistas alertam que crianças não podem ser "produto" das redes
Eles defendem regulação das plataformas para proteger infância
- Por REDAÇÃO
- 11/08/2025
Pesquisadores propõem estratégias de combate ao microplástico no país
Brasil é responsável por até 190 mil toneladas do lixo marinho
- Por REDAÇÃO
- 08/08/2025
Centro Integrado libera inscrição para Mutirão de Retificação de nome e gênero em Caruaru
Iniciativa segue até o dia 14 de agosto
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
PF faz operação para combater tráfico internacional de drogas
Ação tem apoio de agência dos Estados Unidos
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
"Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu
Pesquisadoras citam falta de políticas públicas para efetividade