Produção industrial cai 0,4% em setembro, diz IBGE
Na comparação com setembro de 2020, o setor recuou 3,9%
Foto: CNI/José Paulo Lacerda/Direitos reservados
A produção industrial brasileira recuou 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Essa é a quarta queda consecutiva do setor, que acumula perda de 2,6% no período, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com setembro de 2020, o setor recuou 3,9%. Na média móvel trimestral, houve uma queda de 0,7%.
Apesar do resultado de setembro, o setor apresenta altas de 7,5% no ano e de 6,4% em 12 meses, de acordo com o IBGE.
Na comparação de setembro com agosto, dez das 25 atividades industriais pesquisadas tiveram queda, com destaques importantes para produtos alimentícios (-1,3%) e metalurgia (-2,5%).
Também tiveram perdas importantes os ramos de couro, artigos para viagem e calçados (-5,5%), outros equipamentos de transporte (-7,6%), bebidas (-1,7%), indústrias extrativas (-0,3%), móveis (-3,7%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-1,7%).
Produtos de metal e produtos de minerais não metálicos mantiveram o mesmo nível de produção no período. Quatorze atividades tiveram alta, em especial produtos farmoquímicos e farmacêuticos (6,5%), outros produtos químicos (2,3%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,0%) e máquinas e equipamentos (1,9%).
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Abono salarial PIS/Pasep 2025: prazo para saque acaba dia 29
Mais de 154 mil trabalhadores ainda não sacaram o benefício
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quarta vez seguida
Taxa Selic está no maior nível em quase 20 anos
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro
É a maior alta no setor desde março deste ano
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
Central de Abastecimento de Caruaru registra queda de preços em oito itens
14 itens registraram aumento no preço
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
Governo lança ferramenta de autoexclusão das apostas online
Objetivo é reduzir danos e prover assistência a pessoas e grupos sociais em...
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
Abono salarial, CadÚnico, seguro-desemprego: veja o que muda com o salário mínimo de R$ 1.621
O salário mínimo terá aumento de 2,5% devido ao crescimento do PIB em 2024