Prefeitura de Petrolândia reforça proibição de acesso às ruínas da Igreja Submersa
Medida visa garantir a segurança dos visitantes e preservar o patrimônio histórico, seguindo orientações da Eletrobrás e da Fundarpe.

Foto: Lafaete Vaz/g1 Caruaru
A Prefeitura de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, reforçou a proibição de acesso às ruínas da Igreja Submersa. O comunicado foi divulgado no sábado (8) nas redes sociais do município. A medida vale tanto para visitantes quanto para embarcações e segue orientações da Eletrobrás e da Fundarpe.
O Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia alerta para o risco de desabamento da estrutura. O local atrai turistas interessados em conhecer as construções submersas pelo Rio São Francisco. A Secretaria de Cultura e Turismo do município afirmou que a restrição visa garantir a segurança dos visitantes e preservar o patrimônio histórico.
"Por questões de segurança e de preservação do patrimônio, reforçamos a orientação da Eletrobrás e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) a respeito da proteção das ruínas da igreja submersa, a fim de evitar abalos nas estruturas e provocar acidentes graves. Desta forma, fica proibido o acesso de pessoas e embarcações nas ruínas da igreja submersa", diz o comunicado da prefeitura.
Igreja Submersa está em processo de tombamento
Em novembro de 2024, Paula Rubens, presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP), declarou ao g1 Caruaru e região que a Igreja do Sagrado Coração de Jesus é um bem da União, sob responsabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). O imóvel está em processo de tombamento e protegido pelo regime de preservação de bens históricos.
Segundo Paula, desde maio de 2021, a Chesf se comprometeu a instalar um isolamento com boias. O IGHP informou que as boias foram colocadas em junho de 2023, mas a medida não foi suficiente. Além disso, outros processos relacionados ao tombamento tramitam na Fundarpe.
A igreja submersa é um dos principais pontos turísticos da região. Quem visita Petrolândia também costuma conhecer a Ilha de Rarrá, que possui águas cristalinas e dunas de areia, e a Praia do Sobrado, localizada a cerca de 32 quilômetros do centro da cidade.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/10/2025
Cachorro morre após ser atropelado em Caruaru
Animal morreu no local após sair de casa para brincar com outros cachorros
- Por REDAÇÃO
- 07/10/2025
Programa Mediação de Conflitos Itinerante promove cultura de paz em Caruaru
Programa gratuito oferece apoio à população na resolução de conflitos...
- Por REDAÇÃO
- 01/10/2025
TJPE define desconto de 50% para acordos extrajudiciais
Medida visa reduzir processos que sobrecarregam o Judiciário
- Por REDAÇÃO
- 01/10/2025
INSS assegura benefício a idosos de baixa renda sem necessidade de contribuição
O Benefício de Prestação Continuada garante salário mínimo a idosos em...
- Por REDAÇÃO
- 01/10/2025
MPF aciona Justiça contra Governo de PE por propaganda estadual em ônibus escolares doados por programa Federal
Os veículos foram enviados a partir do Programa Caminho da Escola com...
- Por REDAÇÃO
- 29/09/2025
Festa de São Francisco de Assis promove benção dos animais e carreata pela paz em Caruaru
Programação será realizada entre os dias 1 e 4 de outubro