Preços de produtos industrializados sobem 3,36% em janeiro
Taxa é maior que índices de dezembro (0,39%) e janeiro de 2020 (0,35%)
Foto: CNI/Miguel Ângelo/Direitos Reservados via Agência Brasil
Por Agência Brasil
O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a variação de preços de produtos industrializados na saída das fábricas, registrou inflação de 3,36% em janeiro. A taxa é superior aos índices de dezembro (0,39%) e janeiro de 2020 (0,35%).

Segundo dados divulgados hoje (2), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPP acumula inflação de 22,96% em 12 meses.
Em janeiro, 24 atividades industriais tiveram alta de preços em seus produtos. Em dezembro, esse número era de 17. Os principais destaques entre os segmentos são indústrias extrativas (10,70%), metalurgia (6,10%) e refino de petróleo e produtos de álcool (5,30%).
As quatro grandes categorias de uso também apresentaram inflação, com destaque para os bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo (4,91%), e os bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (3,63%).
Os bens de consumo duráveis tiveram alta de preços de 2,14%, enquanto os bens de consumo semi e não duráveis apresentaram inflação de 0,73% no mês.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 07/11/2025
China suspende proibição de compra de carne de frango do Brasil
Associação de produtores comemora retomada de venda do produto
- Por REDAÇÃO
- 07/11/2025
Brasil capta US$ 2,25 bilhões em títulos no mercado internacional
Tesouro emitiu novo título sustentável e título tradicional de 10 anos
- Por REDAÇÃO
- 07/11/2025
Exportações brasileiras batem recorde em outubro, apesar de tarifaço
Ásia e Europa compensaram queda de 37,9% nas vendas para EUA
- Por REDAÇÃO
- 07/11/2025
Saiba quem será contemplado e como funcionará a isenção do IR
Quem ganha até R$ 7.350 por mês vai se beneficiar com a medida
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2025
Manutenção da Selic em 15% ao ano preocupa setor produtivo
Indústria, comércio e centrais sindicais criticam decisão do Copom
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2025
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
Cerca de 25 milhões de brasileiros vão pagar menos imposto