Pré-Sal Petróleo abrirá primeiro concurso para preencher 100 vagas
Banca foi contratada nesta quinta; edital será lançado até fim do ano
Foto: Tania Regô/Agência Brasil
A Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural - Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) vai realizar, nos próximos meses, o primeiro concurso público com o objetivo de contratar 100 empregados de nível superior a partir de 2025, além de formar cadastro reserva.
Nesta quinta-feira, (7), a empresa contratou o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP) para planejar, organizar e realizar o concurso. O edital será lançado até o final do ano. A finalidade do concurso é montar um quadro de pessoal próprio, uma vez que a empresa conta apenas com empregados em cargos comissionados.
As vagas estão distribuídas entre os cargos de advogado, analista de gestão corporativa, analista de tecnologia da informação e especialista em petróleo e gás, com atuação em diferentes áreas da empresa. As vagas são para trabalhar no Rio de Janeiro.
De acordo com a presidente interina da PPSA, Tabita Loureiro, o concurso foi dimensionado para atender ao aumento das atividades da empresa. “Hoje temos um quadro de 63 colaboradores para fazer a gestão de 24 contratos de partilha, atuar nos acordos de individualização e comercializar as cargas da União. Os próximos dez anos são de crescimento, tanto na gestão quanto principalmente na comercialização das parcelas de petróleo e gás natural. Sem aumento de pessoal não iríamos conseguir continuar representando tão bem a União. A PPSA tem uma missão única e um excelente clima de trabalho. Estamos com uma enorme expectativa em relação ao sucesso deste concurso”, avaliou Tabita.
As provas serão aplicadas no primeiro semestre de 2025 e poderão ser realizadas no Rio, em São Paulo ou Salvador. Haverá uma prova objetiva para todos os cargos. Candidatos para as vagas de advogado e especialista em petróleo farão também uma prova discursiva. Das vagas ofertadas, 5% serão oferecidas a pessoas com deficiência (PCDs) e 20% a candidatos autodeclarados negros.
Criação
Vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a empresa pública federal foi criada em 1º de agosto de 2013, no governo da presidenta Dilma Rousseff, sob a forma de sociedade anônima de capital fechado.
A empresa tem por finalidade a gestão dos contratos para a comercialização de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos da União. Segundo a lei de criação, a PPSA não é responsável pela execução, direta ou indireta, das atividades de exploração, desenvolvimento, produção e comercialização de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos.
Em 2013, o contrato de Libra foi o primeiro a ser assinado, sendo resultado da primeira rodada de partilha de produção promovida pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 06/12/2024
Inadimplência atinge em novembro maior índice desde outubro de 2023
Compras de fim de ano devem manter endividamento em dezembro, diz CNC
- Por REDAÇÃO
- 06/12/2024
Alta de importações faz superávit comercial recuar em novembro
Saldo positivo caiu 20% e somou US$ 7,03 bi no mês passado
- Por REDAÇÃO
- 06/12/2024
Risco fiscal é maior ameaça à estabilidade financeira, dizem bancos
Resultado consta de pesquisa com instituições divulgada pelo BC
- Por REDAÇÃO
- 06/12/2024
União deve leiloar 78 milhões de barris de petróleo em 2025
Edital está previsto para ser publicado em março do ano que vem
- Por REDAÇÃO
- 05/12/2024
Caixa aumenta em 20% valor de avaliação em penhor
Clientes com empréstimos vigentes podem obter troco
- Por REDAÇÃO
- 05/12/2024
Cesta básica compromete 44% do salário mínimo em Caruaru, aponta levantamento
Levantamento foi realizado pelo Procon Caruaru em 12 bairros da cidade entre...