Especialista em direito tributário ressalta que os interessados devem estar atentos às vantagens e desvantagens ao optar pelo sistema

O prazo para aderir ao Simples Nacional, regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, será encerrado nesta sexta-feira (31). No entanto, o regime, caso seja aprovado, produzirá efeito retroativo a partir de 1º de janeiro. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez, além das empresas antigas que não tenham aderido antes ou foram excluídas por inconsistência fiscal tributária. Ao optar por esse modelo, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários.
Durante entrevista ao programa CBN Recife, o advogado, especialista em direito tributário, Carlos André Pereira Lima, destacou que os interessados precisam estar atentos às vantagens e desvantagens ao optar pelo modelo. Ele explicou que, em termos de praticidade, o regime tem um ganho, já que substitui o recolhimento de 8 tributos em uma guia única. No entanto, ressaltou que o regime tem uma alíquota pequena na primeira faixa do primeiro anexo, de 4%, mas ela pode chegar até 33% com a alíquota efetiva em razão dos descontos, em torno de 20%. “O Simples Nacional é um regime muito bom para permitir o início dos negócios, mas para o negócio que tem uma mão de obra pouca intensiva e um grande faturamento, pode ser um regime até mais caro do que o lucro real. Ou seja, então tem que avaliar caso a caso”, sugere o especialista.
Confira outras informações na entrevista completa com Carlos André Pereira Lima, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Possível reação do Brasil a tarifaço pode afetar preços de remédios
Itens médicos estão entre principais produtos importados pelo Brasil
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Tarifaço: governadores do Consórcio Nordeste se reunirão com Lula
Meta é discutir exportações brasileiras anunciada pelos EUA
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Copom decide nesta quarta-feira se pausa ciclo de alta na Taxa Selic
Juros básicos estão no maior nível em quase 20 anos
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Dólar cai para R$ 5,56 com possível recuo em tarifaço nos EUA
Bolsa interrompe sequência de três quedas e sobe 0,45%
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores
Programa Acredita Exportação deve beneficiar 11,5 mil empresas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Caixa paga nesta terça-feira (29) Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8
Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 671,52