99% das vítimas não denunciaram os agressores nem buscaram apoio
Foto: UOL - Notícias
O número de feminicídios em Pernambuco apresenta uma alta, em março, após iniciar o ano em queda. Segundo a secretaria da Mulher do Estado, 99% das vítimas não denunciaram os agressores nem buscaram apoio.
Os dados de março serão divulgados nos próximos dias pela Secretaria de Defesa Social (SDS), mas a gestora da pasta estadual da Mulher, a secretária Ana Elisa Sobreira adiantou, em entrevista a TV Globo, que foi notado o aumento desses registros.
Os casos registrados no mês de abril também chamam atenção. Até o início desta semana aconteceram três assassinatos de mulheres no Grande Recife. Duas das vítimas foram mortas na frente dos filhos.
Ainda de acordo com a gestora, o tipo de crime, o feminicídio, é configurado quando a pessoa é morta por uma questão de gênero, ou seja, por ser mulher. Por causa das faltas de denúncias é difícil identificar o motivo do aumento da violência.
A secretária da Mulher de Pernambuco, Ana Elisa Sobreira, disse que "como é um crime complexo, tem várias relações."
Ainda de acordo com a secretária da Mulher de Pernambuco, Ana Elisa Sobreira "O grande desafio é esse. Passar informação para que as mulheres saibam seus direitos".
Em fevereiro deste ano, segundo o governo, foram registrados três feminicídios. O número foi 72% menor do que o notificado no mesmo mês de 2021, que teve 11 casos. No acumulado de janeiro e fevereiro, a queda foi de 57,1% (de 21 para 9).
Em 2021, Pernambuco contabilizou 86 crimes de feminicídio. Segundo a Secretaria de Defesa Social, esse número é 12,79% maior do que o registrado em 2020, quando ocorreram 75 crimes desse tipo no estado.
De acordo com a SDS, em janeiro e fevereiro deste ano, 5.406 mulheres denunciaram os agressores. Ana Elisa Sobreira alertou para a importância desta denúncias.
Ouça a matéria do repórter Fernando Alvarenga clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/11/2025
Ferreira Costa promove Esquenta Black Friday com ofertas exclusivas
Entre os benefícios estão: parcelamento em 10x sem juros, desconto no PIX e...
- Por REDAÇÃO
- 04/11/2025
TJPE promove a 20ª Semana Nacional da Conciliação
A iniciativa acontece de 3 a 7 de novembro, com ações voltadas à...
- Por ANTÔNIO
- 31/10/2025
Série da CBN Caruaru destaca dificuldades logísticas para o escoamento da Produção do Polo de Confecções do Agreste
As condições dos meios de transporte são avaliadas em série de...
- Por REDAÇÃO
- 31/10/2025
Hospital Mestre Vitalino abre seleção para farmacêuticos e jovens aprendizes
O hospital oferece vagas para farmacêuticos e jovens aprendizes, com...
- Por REDAÇÃO
- 29/10/2025
TRE-PE promove mutirão para registro biométrico de eleitores
A iniciativa busca reduzir o número de pernambucanos sem biometria, que já...
- Por REDAÇÃO
- 29/10/2025
Programa Mães de Pernambuco inicia novo ciclo de inscrições
Período de confirmações seguem até 24 de novembro; pagamento de R$ 300...