Pernambuco ocupa 4º lugar no Brasil em casos de hanseníase, com 25,2 mil casos novos na última década
SBD lança campanha pelo diagnóstico e tratamento precoce e intensifica alerta em estados com maior número de casos no País
Foto: Jéssica Alves/G1
Pernambuco está em quarto lugar no Brasil em número de casos novos de hanseníase. O alerta é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que, com base no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, identificou no estado a ocorrência de 25.274 casos novos da doença entre 2010 e 2019. Deste total, cerca de 20% chegaram aos consultórios e ambulatórios com algum grau de incapacidade, ou seja, quando a doença causa alguma deformidade física ou diminuição ou perda de sensibilidade nos olhos, nas mãos e nos pés.
Proporcionalmente, a Região Nordeste do País concentra o maior número de casos novos detectados ao longo da última década: 43% do total, o equivalente a 132,7 mil casos. No Brasil, 41% dos casos novos registrados na população geral durante o período se concentraram em apenas quatro estados: Pernambuco (25.274), Maranhão (36.482), Mato Grosso (33.104) e Pará (31.611).
Confira mais informações com o repórter Cynthia Ventura, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/11/2025
Ministério da Saúde intensificará mobilização contra dengue no Brasil
Dia D contra a doença será realizado no próximo sábado (8)
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2025
Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS
Adolescentes de 12 a 16 anos também poderão retirar item
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2025
Secretaria de Saúde de Caruaru promove Vacinação Noturna nesta terça (28) e quarta-feira (29)
Ação é realizada em frente ao INSS, das 17h às 20h
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2025
Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos
Manobra de Heimlich deve ser precedida de pancadas nas costas
- Por REDAÇÃO
- 22/10/2025
Senado aprova isenção de tributos para doação de medicamentos
Texto ainda precisa ser votado pela Câmara dos Deputados
- Por REDAÇÃO
- 22/10/2025
Câmara aprova validade permanente para laudo de diabetes tipo 1
Texto será enviado ao Senado