Pernambucanos continuam endividados e estado soma 183 mil estão inadimplentes, afirma Fecomércio Pernambuco
A inadimplência resulta em despesas adicionais, como juros, atrasos e multas, agravando as dificuldades financeiras, especialmente para aqueles com renda mais baixa.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Mais de 400 mil pernambucanos possuem dívidas que incluem cartões de crédito, financiamentos, carnês e crédito pessoal, somam mais de 432 mil, no mês de setembro. Ao mesmo tempo, 183 mil pessoas em Pernambuco estão inadimplentes de acordo com um recorte especial da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), conduzida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A análise local, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), demonstra que o endividamento tem um impacto negativo na renda mensal das famílias, reduzindo seu poder de compra, especialmente em relação a produtos não duráveis, como alimentos. Além disso, a inadimplência resulta em despesas adicionais, como juros, atrasos e multas, agravando as dificuldades financeiras, especialmente para aqueles com renda mais baixa.
As dívidas mais comuns entre as famílias de menor renda em Pernambuco são cartões de crédito (96,4%), seguidas por carnês (30,1%) e crédito pessoal (6,5%).
Em média, as famílias pernambucanas comprometem seu orçamento com dívidas por cerca de 8 meses, enquanto o atraso médio no pagamento de contas é de 61 dias no estado, comparado a 62 dias em todo o Brasil. Quando os devedores ficam inadimplentes por longos períodos, enfrentam desafios financeiros significativos que prejudicam sua capacidade de gastos, tanto em consumo final quanto em investimentos. Além disso, as empresas podem enfrentar obstáculos no fluxo de caixa, resultando em uma desaceleração econômica.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2025
Petrobras: é cedo para avaliar impacto de guerras no Oriente Médio
Região é estratégica para produção global de petróleo e gás
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2025
Terminais do BB passam a fornecer comprovantes por WhatsApp
Novidade pretende reduzir consumo de papel por caixas eletrônicos
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2025
Lula anunciará crédito para entregadores comprarem motos elétricas
Pacote inclui linha para reformas residenciais e distribuição de gás
- Por REDAÇÃO
- 19/06/2025
Brasil se declara país livre da gripe aviária
Países que restringiram compras de frango estão sendo notificados
- Por REDAÇÃO
- 19/06/2025
Receita Federal abre consulta a novo lote de restituição na segunda-feira (23)
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
- Por REDAÇÃO
- 19/06/2025
Entidades do setor produtivo e sindicatos criticam aumento de juros
Para centrais sindicais, alta da Selic prejudicará consumo e famílias