Pernambucanos continuam endividados e estado soma 183 mil estão inadimplentes, afirma Fecomércio Pernambuco
A inadimplência resulta em despesas adicionais, como juros, atrasos e multas, agravando as dificuldades financeiras, especialmente para aqueles com renda mais baixa.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Mais de 400 mil pernambucanos possuem dívidas que incluem cartões de crédito, financiamentos, carnês e crédito pessoal, somam mais de 432 mil, no mês de setembro. Ao mesmo tempo, 183 mil pessoas em Pernambuco estão inadimplentes de acordo com um recorte especial da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), conduzida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A análise local, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), demonstra que o endividamento tem um impacto negativo na renda mensal das famílias, reduzindo seu poder de compra, especialmente em relação a produtos não duráveis, como alimentos. Além disso, a inadimplência resulta em despesas adicionais, como juros, atrasos e multas, agravando as dificuldades financeiras, especialmente para aqueles com renda mais baixa.
As dívidas mais comuns entre as famílias de menor renda em Pernambuco são cartões de crédito (96,4%), seguidas por carnês (30,1%) e crédito pessoal (6,5%).
Em média, as famílias pernambucanas comprometem seu orçamento com dívidas por cerca de 8 meses, enquanto o atraso médio no pagamento de contas é de 61 dias no estado, comparado a 62 dias em todo o Brasil. Quando os devedores ficam inadimplentes por longos períodos, enfrentam desafios financeiros significativos que prejudicam sua capacidade de gastos, tanto em consumo final quanto em investimentos. Além disso, as empresas podem enfrentar obstáculos no fluxo de caixa, resultando em uma desaceleração econômica.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
BNDES e Finep selecionam 56 projetos para minerais estratégicos
Minérios são fundamentais para baterias e motores elétricos
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
MP alternativa a IOF prevê R$ 4,28 bi de corte de gastos em 2025
Em 2026, economia está estimada em R$ 10,69 bilhões
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Fazenda esclarece mudanças em fundos imobiliários e Fiagros
Pessoas físicas passarão a pagar 5% de IR a partir de 2026
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Audiência com Haddad é encerrada após tumulto entre deputados
Parlamentares da oposição e do governo bateram boca
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Febraban: 82% das transações bancárias no país são feitas digitalmente
Segundo pesquisa, celulares foram responsáveis por 75% das operações
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças
Pacote trata de apostas esportivas, aplicações e títulos