Pequenas empresas brasileiras enfrentam o endividamento devido às altas taxas de juros
As taxas de juros são um dos principais problemas que afetam o dia a dia das empresas.

Foto: Reprodução
Com a taxa básica de juros da economia, a Selic, mantida em 13,75% desde agosto de 2022, e o crédito escasso, as micro e pequenas indústrias brasileiras estão cada vez mais endividadas. Segundo um levantamento nacional encomendado pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi), 76% das empresas estão sendo prejudicadas pelas altas taxas de juros, e em média, 26% delas estão com despesas elevadas.
O presidente do Simpi, Joseph Couri, destaca que as taxas de juros são um dos principais problemas que afetam o dia a dia das empresas, dificultando o acesso ao crédito e garantindo a desaceleração da atividade econômica. Ele afirma que a taxa de reclamações contra juros altos varia de região para região, sendo mais alta no Nordeste, onde 83% das empresas sentem o impacto negativo das taxas de juros.
Segundo Couri, o crédito para as pequenas e médias está reduzido porque os bancos não estão interessados em emprestar devido às perdas com grandes empresas que entraram com pedido de recuperação judicial. Isso afeta 41% de todas as micro e pequenas elétricas.
Uma pesquisa do Simpi, realizada pelo Datafolha, revela que a inadimplência aumentou entre fevereiro e março, em relação a dezembro e janeiro, passando de 37% para 39% na média nacional. No Nordeste e no Norte/Centro-Oeste, as taxas são ainda maiores, alcançando 53% e 48%, respectivamente. Couri destaca um dado preocupante: 50% das empresas não possuem capital de giro suficiente para cobrir as despesas complementares, 9% possuem mais do que o necessário e 41% dependem de empréstimos bancários.
Em média, 26% das empresas estão deixando de pagar contas, incluindo itens como bancos, fornecedores, salários dos funcionários, impostos e despesas gerais. Na região Centro-Oeste/Norte, essa taxa é ainda maior, chegando a 37%. Já na região Sul, é a menor, ficando em 20%.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2023
Montadoras anunciam redução de preços em resposta a programa de estímulo automotivo do governo
Hyundai, Toyota e Peugeot estão entre as montadoras que atualizaram seus...
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2023
Funcionários do Banco Central anunciam paralisações parciais na próxima semana
As paralisações serão na terça-feira (13/6) e quinta-feira (15).
- Por REDAÇÃO
- 08/06/2023
Porto do Recife tem aumento de 9,73% na movimentação de cargas em maio
A previsão é que o crescimento seja ainda maior para o fim do primeiro...
- Por REDAÇÃO
- 08/06/2023
Reajuste no setor de saúde e cuidados pessoais puxa inflação em maio
IBGE registra recuo nos transportes, com queda nas passagens aéreas
- Por REDAÇÃO
- 08/06/2023
Brasileiros ainda não sacaram R$ 7,08 bilhões de valores a receber
Sistema do BC já devolveu R$ 3,93 bi em recursos esquecidos
- Por REDAÇÃO
- 08/06/2023
CNC: vendas para Dia dos Namorados retornam a nível pré-pandemia
Condições de consumo explicam queda em relação a 2022