Pedágios de rodovias federais poderão ser pagos com PIX
Medida facilitará o fluxo de veículos

O Ministério dos Transportes publicou no Diário Oficial da União (DOU) nessa sexta-feira (8) portaria instituindo a política de incentivo à diversificação dos meios de pagamento de pedágios em rodovias federais administradas por concessionárias privadas. A medida entrará em vigor em 90 dias.
Assinada pelo ministro Renan Filho, dos Transportes, a Portaria n° 241 estabelece a obrigatoriedade de as empresas responsáveis por operar as praças de pedágio disponibilizarem aos usuários a opção de pagar a tarifa usando o PIX ou outros meios de pagamento semiautomático.
Segundo o ministério, a medida visa a reduzir as filas e facilitar a vida dos motoristas, garantindo a eficiência e a praticidade na cobrança das tarifas.
“Publicamos nesta manhã, no DOU [Diário Oficial], a portaria que regulamenta o pagamento por PIX em todas as praças [de pedágio] do país. A medida visa garantir a eficiência e encurtar o tempo de parada, além de promover praticidade na cobrança, facilitando para os motoristas”, escreveu o ministro Renan Filho em uma rede social.
Regulamentação
A portaria ministerial estabelece que caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regulamentar, posteriormente, as cabines por praça de pedágio que deverão obrigatoriamente aceitar ao menos uma das operações de débito, por meio de cartão bancário ou aplicativos para dispositivos móveis.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Brasil deve ter nova safra recorde de grãos em 2025/26, diz Conab
A expectativa é de um volume total de 353,8 milhões de toneladas
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Gratuidade em conta de luz para baixa renda vai à sanção presidencial
Medida vai beneficiar 4,5 milhões de famílias inscritas no CadÚnico
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Total oferecido pelo plano chega a R$ 40 bilhões
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Propostas de projetos para o Nordeste totalizam R$ 127,8 bilhões
Chamada pública foi feita por meio da Nova Indústria Brasil
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Empregadores podem regularizar FGTS de doméstica sem multa até outubro
80.506 não estão em dia com os depósitos
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Anúncio foi feito depois de dois dias de reunião