Padre Airton, acusado de crimes sexuais, enfrenta primeira audiência de instrução em Buíque
Religioso é acusado de envolvimento em estupro denunciado por personal stylist
Foto: Reprodução
A primeira audiência de instrução e julgamento envolvendo o caso do Padre Airton Freire, da Fundação Terra, acusado de crimes sexuais, ocorre nesta quarta-feira (8), em Buíque, Agreste de Pernambuco. A informação foi confirmada pelo advogado de uma das vítimas, Rafael Nunes.
Essa audiência tem como objetivo reunir provas apresentadas pelas partes e ouvir testemunhas, além de depoimentos orais. Trata-se de um procedimento realizado em sessão pública e conduzido por um juiz. A audiência está programada para começar às 8h.
Acusação
A personal stylist Silvia Tavares de Souza acusa o padre de envolvimento em um estupro que teria ocorrido em agosto de 2022. Segundo ela, o crime foi cometido a mando do religioso por seu motorista, Jailson Leonardo da Silva, de 46 anos. O caso está sob segredo de Justiça e é investigado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pela Polícia Civil.
Em 31 de maio de 2023, Silvia esteve no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, para cobrar a conclusão das investigações. O padre foi suspenso pela Diocese de Pesqueira em 30 de maio de 2023, após as denúncias.
De acordo com Silvia, ela mantinha uma relação de proximidade com o padre, a quem chamava de "padinho", enquanto era chamada de "minha princesa". A devoção a ele levou a mulher a tatuar o símbolo da Fundação Terra e a frase "Padre Airton: creio em Deus pai".
Silvia afirmou que frequentava retiros organizados pelo padre desde 2019, na Fazenda Malhada, em Arcoverde, no Sertão, e participou de pelo menos 25 encontros. Segundo ela, durante um desses eventos, foi chamada pelo padre para ir a uma casa isolada, conhecida como "casinha", onde ficavam os aposentos do religioso.
O padre Airton Freire negou as acusações. A defesa do religioso reafirmou sua inocência e destacou que ele enfrenta problemas de saúde e está privado de liberdade há um ano e meio. Em nota, a defesa afirmou que "o julgamento será uma oportunidade importante para comprovar sua inocência".
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/12/2025
TJPE lança “Alerta Mulher”, aplicativo para auxiliar vítimas de violência
Recurso do aplicativo TJPE+ permite acionar rede de contatos com envio...
- Por REDAÇÃO
- 10/12/2025
Prefeitura de Caruaru decreta ponto facultativo nas vésperas de feriado de fim de ano
Feira da Moda terá alteração na semana do Natal e não funcionará na...
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2025
Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
Medidas podem reduzir em até 80% custo total da CNH
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2025
Mutirão de renegociação de dívidas da Neoenergia e da Compesa é realizado em Caruaru
As condições variam de acordo com o tipo de dívida e o histórico dos...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Caruaru abre concurso para fiscal de feira e técnico em segurança do trabalho
Inscrições poderão ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (8)
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Grupo Asa Branca é finalista no prêmio Fiepe de Jornalismo 2025
CBN Caruaru, CBN Recife e TV Asa Branca somam cinco trabalhos entre os...