Objetivo é de identificar bolsões de extrema miséria e desenvolver ações

Secretários e representantes estaduais de Assistência Social do Nordeste se reuniram, na última quarta-feira (06), para consolidar o projeto do Pacto Social do Nordeste, proposta que busca desenvolver ações de redução da pobreza e desigualdade social, a partir de uma articulação do desenvolvimento econômico e social sustentável da Região. O documento foi entregue ao governador Paulo Câmara pelo secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, acompanhado da ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, e representantes dos estados da Paraíba, Ceará, Maranhão, Bahia e Rio Grande do Norte.
Em entrevista ao programa CBN Recife, Sileno Guedes, explicou que a partir desse fórum criado com os secretários, serão identificadas as demandas regionais específicas e feitos levantamentos de diagnósticos. “Existe um cadastro único que aponta e identifica exatamente onde estão esses bolsões de extrema pobreza para que a gente possa, a partir daí, identificar oportunidades de ações sociais que possam ser implementadas nessas localidades ou voltadas exclusivamente para esse público”, destaca o secretário.
Ele ainda ressaltou que a ideia do colegiado é de reunir todas as ações feitas pelos governos estaduais e focar nas regiões onde a pobreza é mais acentuada. “A gente pretende, já para a próxima reunião dos governadores, que vai acontecer no dia 6 de dezembro, apresentar uma proposta aos governadores para que cada estado possa desenvolver um conjunto de ações voltadas para esse público. Isso pode acontecer de forma integrada em todos os estados ou pode acontecer de maneira isolada por estado”, pontua.
Confira a entrevista completa com Sileno Guedes, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
STF retoma sessões após recesso e fará defesa de Moraes
Ministro sofreu sanções econômicas pelo governo dos EUA
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Entenda a situação da deputada federal Carla Zambelli após prisão na Itália
Decisão sobre extradição pedida pelo Brasil será da Justiça italiana
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Lula veta redução de pena para crime de lavagem de dinheiro
Lei que aumenta prisão para furto de cabos de energia é sancionada
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Pesquisa identifica 20,5 milhões de brasileiros sem acesso à internet
Não saber mexer é o principal motivo apontado, indica o IBGE
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Moraes decide não prender Bolsonaro por descumprimento de cautelar
Ministro entendeu que a violação foi um ato "isolado"
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Brasil vai ingressar em ação contra Israel por genocídio em Gaza
Processo foi movido pela África do Sul na Corte da ONU