Pacto pelo Esporte elege a primeira mulher para o cargo de presidente da organização
Cláudia Romano integra-se à equipe com o objetivo de impulsionar as ações voltadas ao desenvolvimento do esporte

Foto: Divulgação
No fim de abril, na sede da Aberje, em São Paulo, o Pacto pelo Esporte elegeu uma nova presidente. Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs, vice-presidente do Grupo Educacional Yduqs e presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (SEMERJ, foi escolhida para presidir a organização. Com uma carreira de mais de 20 anos dedicada à educação, além de forte atuação na agenda ESG, Cláudia será a primeira mulher a ocupar o cargo na organização.
Romano tem se consolidado como uma das líderes mais respeitadas no tema da governança esportiva e impacto social no esporte, tornando-se uma referência no apoio à formação e transição de carreira de atletas e paratletas, por meio do Instituto Yduqs. Sua história inclui a defesa de boas práticas de gestão no setor esportivo, a promoção da educação por meio do esporte e o apoio a programas de incentivo a jovens talentos.
“O esporte gera empregos e impulsiona a economia, movimentando cerca de US$ 1 trilhão por ano. Mas, sem uma boa governança e transparência, o potencial social do esporte fica comprometido.” reforça a presidente.
O Pacto pelo Esporte também anunciou a eleição de Paulo Nigro como novo membro do Conselho de Administração. Além de Nigro de Romano, Hugo Passarelli foi reeleito como vice-presidente. Paulo Kakinoff, CEO da Porto Seguro, deixou a presidência do Pacto, que assumiu após o falecimento de João Paulo Diniz, e agora passa a integrar o Conselho de Administração.
O Pacto pelo Esporte completa 10 anos em 2025 e projeta expandir ainda mais sua contribuição para o desenvolvimento do esporte no Brasil. A iniciativa continuará apoiando entidades esportivas na adoção de boas práticas de governança, integridade e transparência, além de promover o reconhecimento das organizações mais bem avaliadas e ampliar a aproximação do setor privado com o esporte nacional.
"O engajamento de empresas em um acordo privado em prol do esporte é algo pioneiro. Após 10 anos, as empresas e suas lideranças reiteraram a importância da continuidade e fortalecimento do projeto. Trata-se de um caminho de longo prazo, com muito a ser feito — trazendo novas empresas, aprimorando a legislação e ampliando as boas práticas.", afirma Daniela Castro, diretora-executiva do Pacto pelo Esporte.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/08/2025
Centro de Caruaru ganhará vagas de estacionamento rotativo
O uso do estacionamento começa a partir desta quinta-feira (28)
- Por REDAÇÃO
- 26/08/2025
Credenciamento aberto para comerciantes que desejam participar do evento Pernambuco Meu País 2025
Os interessados em comercializar seus produtos no festival Pernambuco Meu...
- Por REDAÇÃO
- 18/08/2025
Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303
Prefixo é usado para identificar chamadas de telemarketing
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Especialistas alertam que crianças não podem ser "produto" das redes
Eles defendem regulação das plataformas para proteger infância
- Por REDAÇÃO
- 11/08/2025
Pesquisadores propõem estratégias de combate ao microplástico no país
Brasil é responsável por até 190 mil toneladas do lixo marinho
- Por REDAÇÃO
- 08/08/2025
Centro Integrado libera inscrição para Mutirão de Retificação de nome e gênero em Caruaru
Iniciativa segue até o dia 14 de agosto