
Pacto pelo Esporte elege a primeira mulher para o cargo de presidente da organização
Cláudia Romano integra-se à equipe com o objetivo de impulsionar as ações voltadas ao desenvolvimento do esporte

Foto: Divulgação
No fim de abril, na sede da Aberje, em São Paulo, o Pacto pelo Esporte elegeu uma nova presidente. Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs, vice-presidente do Grupo Educacional Yduqs e presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (SEMERJ, foi escolhida para presidir a organização. Com uma carreira de mais de 20 anos dedicada à educação, além de forte atuação na agenda ESG, Cláudia será a primeira mulher a ocupar o cargo na organização.
Romano tem se consolidado como uma das líderes mais respeitadas no tema da governança esportiva e impacto social no esporte, tornando-se uma referência no apoio à formação e transição de carreira de atletas e paratletas, por meio do Instituto Yduqs. Sua história inclui a defesa de boas práticas de gestão no setor esportivo, a promoção da educação por meio do esporte e o apoio a programas de incentivo a jovens talentos.
“O esporte gera empregos e impulsiona a economia, movimentando cerca de US$ 1 trilhão por ano. Mas, sem uma boa governança e transparência, o potencial social do esporte fica comprometido.” reforça a presidente.
O Pacto pelo Esporte também anunciou a eleição de Paulo Nigro como novo membro do Conselho de Administração. Além de Nigro de Romano, Hugo Passarelli foi reeleito como vice-presidente. Paulo Kakinoff, CEO da Porto Seguro, deixou a presidência do Pacto, que assumiu após o falecimento de João Paulo Diniz, e agora passa a integrar o Conselho de Administração.
O Pacto pelo Esporte completa 10 anos em 2025 e projeta expandir ainda mais sua contribuição para o desenvolvimento do esporte no Brasil. A iniciativa continuará apoiando entidades esportivas na adoção de boas práticas de governança, integridade e transparência, além de promover o reconhecimento das organizações mais bem avaliadas e ampliar a aproximação do setor privado com o esporte nacional.
"O engajamento de empresas em um acordo privado em prol do esporte é algo pioneiro. Após 10 anos, as empresas e suas lideranças reiteraram a importância da continuidade e fortalecimento do projeto. Trata-se de um caminho de longo prazo, com muito a ser feito — trazendo novas empresas, aprimorando a legislação e ampliando as boas práticas.", afirma Daniela Castro, diretora-executiva do Pacto pelo Esporte.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/05/2025
Santander realiza Semana de Negócios em Caruaru e Petrolina
Atividades ocorrem entre os dias 5 e 9 de maio, com programação gratuita e...
- Por REDAÇÃO
- 05/05/2025
Caruaru oferece curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistas
Capacitação promovida pela Autarquia de Mobilidade ocorre nos dias 9 e 10...
- Por REDAÇÃO
- 05/05/2025
Pacto pelo Esporte elege a primeira mulher para o cargo de presidente da organização
Cláudia Romano integra-se à equipe com o objetivo de impulsionar as ações...
- Por REDAÇÃO
- 02/05/2025
Filme caruaruense ‘O Carnaval é de Pelé’ é um dos selecionados para o 29º Cine PE
Curta “O Carnaval é de Pelé” será exibido no dia 10 de junho, no...
- Por REDAÇÃO
- 02/05/2025
Cebrac realiza 10ª edição do Feirão de Empregabilidade
Evento oferece 500 vagas de trabalho e contará com a presença de dez...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Confira a programação do 51º Festival Nacional de Jericos
Evento chega à 51ª edição e reúne atrações culturais, shows e disputas...