Ovos de granja com caso de gripe aviária estão rastreados, diz Mapa
Ministério diz ter adotado todas as medidas necessárias

Foto: Luiz Agner/IBGE
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou ter rastreado todos os ovos para incubação fornecidos pela granja onde ocorreu o primeiro caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).
O destino desses ovos são incubatórios localizados em Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério, já foram adotadas as medidas de saneamento definidas no plano de contingência para influenza aviária e doença de Newcastle.
Entre as ações previstas está a destruição desses ovos. O governo de Minas Gerais determinou o descarte de 450 toneladas de ovos fecundados e demais materiais envolvidos, como medida preventiva.
“A iniciativa mostrou-se necessária para manter o controle sanitário, seguindo planos prévios para possíveis ocorrências do tipo, garantindo contenção e erradicação da doença e a manutenção da capacidade produtiva do setor”, informou o governo estadual em comunicado oficial.
O Mapa ressalta que não há comprovação de contaminação nesses ovos, e que adotou “todas medidas necessárias para proteção da avicultura nacional”.
Gripe aviária
O primeiro caso de vírus da influenza IAAP em um matrizeiro de aves comerciais foi confirmado esta semana no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Em nota, a pasta destacou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne nem de ovos.
Desde o anúncio do primeiro caso de IAAP no país, China, União Europeia e Argentina suspenderam as importações de carne de frango brasileira, inicialmente por um prazo de 60 dias. Apesar do foco ser regional, as restrições comerciais, no caso da China e do bloco europeu, abrangem todo o território nacional, por exigências previstas em acordos comerciais com o Brasil.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, desde 2006, casos de IAAP vêm sendo registrados em diversas partes do mundo, sobretudo na Ásia, na África e no norte da Europa.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2025
Brasil emplaca quase 2 milhões de veículos novos em 2025
Este é o melhor resultado em 6 anos
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2025
Economistas e setor produtivo veem avanços com PL da isenção de IR
Medida é apontada como incentivo ao consumo e redução da desigualdade
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2025
Gasto de brasileiros com viagens nacionais subiu 11,7% em 2024
Os pesquisadores do IBGE calcularam que, em 2024, o gasto médio de viagem...
- Por REDAÇÃO
- 02/10/2025
Governo bloqueia R$ 1,4 bilhão do orçamento; saúde é a área mais afetada
Com novo contingenciamento, total de recursos bloqueados em 2025 ultrapassa...
- Por REDAÇÃO
- 02/10/2025
Vendas do Dia das Crianças devem crescer 1,1% e movimentar R$ 9,96 bi
CNC aponta juros e inflação como obstáculos para expansão maior
- Por REDAÇÃO
- 02/10/2025
Vendas da indústria de máquinas crescem 10,6% no acumulado do ano
Em agosto, com tarifaço em vigor, vendas recuaram 5,6%