Ouro registra maior valorização anual desde 2010
Desempenho reflete compras de bancos centrais e cenário econômico global

Foto: Pexels
O ouro encerrou o ano com uma valorização de mais de 28%, a maior em 14 anos. O resultado foi impulsionado pelo afrouxamento monetário nos Estados Unidos, tensões geopolíticas e a compra massiva do metal por bancos centrais de diversos países.
Apesar de recuar após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, os ganhos acumulados do ouro em 2024 superaram a maioria das commodities. Enquanto isso, os metais básicos tiveram resultados variados, o minério de ferro registrou desvalorização, e o setor de lítio enfrentou dificuldades.
Os números de 2024 revelam que nenhum fator específico predominou no mercado de metais. Para 2025, investidores estão atentos às incertezas sobre a política monetária norte-americana, os desdobramentos do governo Trump e os esforços da China para impulsionar sua economia.
Os ganhos do ouro ocorreram mesmo com um dólar mais forte e a alta dos rendimentos reais dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos, fatores que geralmente pesam contra o metal. Esse comportamento pode indicar mudanças na dinâmica do mercado.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/09/2025
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Programa prevê R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações
- Por REDAÇÃO
- 15/09/2025
Acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA será assinado nesta terça-feira (16)
Parceria permitirá acesso a mercado de quatro países europeus
- Por REDAÇÃO
- 15/09/2025
Emprego no comércio Brasil-China cresce mais que nas demais parcerias
Expansão chegou a 62% em 14 anos, mostra estudo
- Por REDAÇÃO
- 12/09/2025
Petrobras capta US$ 2 bilhões com venda de títulos no exterior
Recursos vão reforçar caixa da companhia
- Por REDAÇÃO
- 12/09/2025
Fazenda reduz projeção da inflação de 4,9% para 4,8% este ano
Estimativa do PIB também é revista para baixo: de 2,5% para 2,3%
- Por REDAÇÃO
- 12/09/2025
Fazenda prevê queda à metade de efeito das tarifas com ações de ajuda
PIB deve sofrer redução de 0,1 ponto percentual