ONU alerta que a cada dois minutos uma mulher morre durante a gravidez ou parto
Número de ocorrências ainda é alto mesmo com quedas nas últimas duas décadas

Foto: Pexels
Um novo relatório divulgado nesta quinta-feira (23) por agências da Organização das Nações Unidas (ONU), como o Fundo Humano das Nações Unidas (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (QUEM), destacou que a cada dois minutos uma mulher morre durante o parto ou por complicações relacionadas à gravidez no mundo.
Apesar da queda de um terço na taxa de mortalidade materna nas últimas duas décadas, o número de ocorrências permanece alto.
De acordo com o documento, 287 mil mulheres morreram enquanto estavam grávidas ou ao dar à luz em 2020, uma a cada 120 segundos. No ano 2000, o número era de 446 mil.
O país que apresentou a queda mais expressiva foi Belarus (95,5%), com uma morte materna para cada 100 mil nascimentos em 2020, contra 24 em 2000. Em contrapartida está a Venezuela, com 259 mortes maternas para cada 100 mil nascimentos em 2020, contra 92 em 2000, um aumento de 182,8% da mortalidade.
O documento destaca progressos na redução das mortes entre 2000 e 2015, porém, alerta que, desde então, as conquistas permanecem estagnadas. O resultado de 2020, que contabiliza os dados mais recentes sobre o tema, representa uma queda pequena na comparação com as 309 mil mortes registradas em 2016.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/09/2025
Cartão do Sistema Único de Saúde será unificado com dados do CPF do usuário
Pacientes sem CPF ainda continuam sendo atendidos pelo sistema
- Por REDAÇÃO
- 11/09/2025
Governo amplia mobilização de vacina contra HPV em jovens até dezembro
Meta é alcançar cerca de 7 milhões de jovens de 15 a 19 anos
- Por REDAÇÃO
- 10/09/2025
Ação promove conscientização sobre câncer ocular infantil, em Caruaru
A iniciativa vai realizar teste do flash
- Por REDAÇÃO
- 10/09/2025
Governo regulamenta indenização e pensão a vítimas do vírus Zika
Portaria estabelece indenização por dano moral de R$ 50 mil
- Por REDAÇÃO
- 08/09/2025
Brasil registra um caso de envenenamento a cada duas horas
Foram registrados 45.511 atendimentos pelo SUS em dez anos
- Por REDAÇÃO
- 01/09/2025
Implante contraceptivo deve ser ofertado por planos a partir de hoje
O Implanon passa a ser de oferta obrigatória pelos planos de saúde