Home Center e ONG internacional Love Fútbol realizam o terceiro projeto comunitário em Garanhuns.
O projeto da Quadra Poliesportiva do Quilombo Castainho será dividido em três etapas: Dois mutirões e a inauguração da quadra.
Foto: Divulgação
Após a construção da Arena COHAB I, em 2018, e a revitalização do ginásio da Escola Miguel Arraes, no Parque Fênix, em 2019, a Ferreira Costa e a love.fútbol, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, com apoio da Prefeitura de Garanhuns, iniciam a construção de uma quadra poliesportiva no Quilombo Castainho.
O Quilombo foi fundado no ano de 1695 por negras e negros fugidos do massacre que destruiu o Quilombo dos Palmares. Com isso, o Castainho é uma das seis comunidades quilombolas de Garanhuns, territórios marcados pela cultura ancestral, pela luta e pela resistência.
Na próxima terça-feira, dia 22 de fevereiro, a partir das 7h da manhã, será realizado o primeiro mutirão de construção do projeto, quando voluntários da própria comunidade construirão a base de concreto da quadra, além de realizar a construção da estrutura de uma horta comunitária dentro da escola, atividades de coleta de lixo, entre outras. Em março está prevista a realização do segundo e último mutirão do projeto, que será inaugurado no mês de abril.
O desenvolvimento do espaço conta desde sua concepção com o protagonismo da comunidade, que junto à love.fútbol, participa de todo o planejamento, construção e após sua inauguração, da manutenção do equipamento. “O objetivo é que o espaço desenvolvido traduza a identidade da comunidade e sirva como um centro de esportes, lazer e convivência para o Quilombo Castainho e as demais comunidades tradicionais de Garanhuns.” (Pedro, Gestor de Projetos da love.fútbol.) “O espaço pode ser uma plataforma importante para fortalecer a união entre os quilombos e potencializar o resgate cultural dessas comunidades.” (Geciane, ex-gestora da Escola Virgília Garcia Bessa).
O equipamento que será construído ao lado da Escola Municipal Virgília Garcia Bessa, será o primeiro espaço desenvolvido para prática de esportes e lazer da história dessas comunidades, cujas populações somam mais de 4 mil moradores, sendo 206 famílias somente no Quilombo Castainho.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 10/12/2025
Prefeitura de Caruaru decreta ponto facultativo nas vésperas de feriado de fim de ano
Feira da Moda terá alteração na semana do Natal e não funcionará na...
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2025
Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
Medidas podem reduzir em até 80% custo total da CNH
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2025
Mutirão de renegociação de dívidas da Neoenergia e da Compesa é realizado em Caruaru
As condições variam de acordo com o tipo de dívida e o histórico dos...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Caruaru abre concurso para fiscal de feira e técnico em segurança do trabalho
Inscrições poderão ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (8)
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Grupo Asa Branca é finalista no prêmio Fiepe de Jornalismo 2025
CBN Caruaru, CBN Recife e TV Asa Branca somam cinco trabalhos entre os...
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2025
Adagro prorroga prazo para atualização cadastral
Produtores rurais devem declarar rebanhos e garantir a regularidade junto à...