Número de matrículas na educação básica aumentou na rede privada, após a pandemia, segundo Censo Escolar 2022
A pesquisa também identificou que mais de 1 milhão de crianças e jovens de 4 a 17 anos estão fora da escola
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Dados do Censo Escolar da Educação Básica 2022 apontaram um aumento no número de matrículas de educação básica na rede particular após o período de pandemia. O levantamento divulgado pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (08) registrou, no ano passado, 47,4 milhões de matrículas nas 178,3 mil escolas de educação básica no país, sendo 714 mil matrículas a mais em comparação com 2021. O aumento representa uma aproximação aos patamares pré-pandemia de 2019.
A pesquisa também identificou que mais de 1 milhão de crianças e jovens de 4 a 17 anos estão fora da escola, o que é preocupante. Na apresentação dos dados, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, ressaltaram a necessidade de pensar e fomentar políticas públicas efetivas para combater a evasão escolar no país.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. Anualmente, o censo traz dados referentes a escolas, professores, gestores e alunos de todas as etapas e modalidades de ensino no Brasil.
Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 10/12/2025
Prefeitura de Caruaru decreta ponto facultativo nas vésperas de feriado de fim de ano
Feira da Moda terá alteração na semana do Natal e não funcionará na...
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2025
Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
Medidas podem reduzir em até 80% custo total da CNH
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2025
Mutirão de renegociação de dívidas da Neoenergia e da Compesa é realizado em Caruaru
As condições variam de acordo com o tipo de dívida e o histórico dos...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Caruaru abre concurso para fiscal de feira e técnico em segurança do trabalho
Inscrições poderão ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (8)
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Grupo Asa Branca é finalista no prêmio Fiepe de Jornalismo 2025
CBN Caruaru, CBN Recife e TV Asa Branca somam cinco trabalhos entre os...
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2025
Adagro prorroga prazo para atualização cadastral
Produtores rurais devem declarar rebanhos e garantir a regularidade junto à...