Neoenergia substituiu 22,5 mil lâmpadas ineficientes por led em mais de 130 prédios públicos de Caruaru
A iniciativa promoveu economia de 662,27 MWh/ano no consumo das unidades, o suficiente para abastecer 17,5 mil consumidores por 30 dias. Isso porque a tecnologia LED consome até 40% menos do que as tradicionais

Foto: Divulgação
A Neoenergia Pernambuco substituiu mais de 22,5 mil lâmpadas ineficientes por LED em 131 prédios públicos e Organizações Não-Governamentais de Caruaru, em 2021. O trabalho foi realizado em escolas, unidades de saúde, unidades militares, sedes administrativas e vários outros espalhados pela cidade. Entre os prédios beneficiados com a ação estão APAE, USF José Carlos de Oliveira, UPA Vassoral / USF Vassoral I,II e III, Unidade de Fisioterapia Municipal, USF Agamenos Magalhães, Prefeitura de Caruaru - Bloco C, TRT 6 - 3ª Vara Caruaru, UFPE, Ministério Público, EREM Nicanor Souto Maior e CMEI Guiomar Alves Lima.
A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Aneel, teve investimento de R$ 771 mil e representou uma economia de 662,27 MWh/ano no consumo desses prédios, o suficiente para abastecer 17,5 mil caruaruenses por 30 dias. Isso porque a tecnologia LED consome até 40% menos do que as tradicionais.
“O uso de lâmpadas LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia”, lembra a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas. “Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas, além de não possuírem elementos tóxicos na sua composição”, explica a gerente.
A ação de substituição e doação de lâmpadas LED, além de compor o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – conjunto de 17 temas e 169 metas para o alcance de um mundo mais sustentável, conforme determinado pela Assembleia Geral das Nações Unidas da ONU – do qual o Grupo Neoenergia é signatário.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/08/2025
Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303
Prefixo é usado para identificar chamadas de telemarketing
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Especialistas alertam que crianças não podem ser "produto" das redes
Eles defendem regulação das plataformas para proteger infância
- Por REDAÇÃO
- 11/08/2025
Pesquisadores propõem estratégias de combate ao microplástico no país
Brasil é responsável por até 190 mil toneladas do lixo marinho
- Por REDAÇÃO
- 08/08/2025
Centro Integrado libera inscrição para Mutirão de Retificação de nome e gênero em Caruaru
Iniciativa segue até o dia 14 de agosto
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
PF faz operação para combater tráfico internacional de drogas
Ação tem apoio de agência dos Estados Unidos
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
"Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu
Pesquisadoras citam falta de políticas públicas para efetividade