MP de desoneração de data centers deve sair nesta semana, diz Haddad
Ministro participou de café da manhã com empresas do Vale do Silício

Foto: Diogo Zacarias/Min.Fazenda
A medida provisória que antecipa os efeitos da reforma tributária e desonera os data centers (centro de dados) que se instalarem no Brasil deve sair ainda nesta semana, disse nesta terça-feira (6) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em café da manhã com cerca de 40 executivos e empresários do Vale do Silício, na Califórnia, o ministro apresentou a nova política nacional de data centers, que pretende atrair investimentos de até US$ 2 trilhões nos próximos anos.
Segundo Haddad, a MP terá os seguintes eixos:
- Desoneração de 100% dos tributos federais sobre investimentos feitos pelo setor de data centers;
- Redução do Imposto de Importação sobre equipamentos de tecnologia da informação não fabricados no Brasil;
- Desoneração total das exportações de serviços produzidos por esses equipamentos.
Na segunda-feira (5), Haddad tinha dito que o governo pretende antecipar os efeitos da reforma tributária para o setor de data centers. Nesta terça, ele explicou que a antecipação será possível porque os estados não tiveram tempo de fazer guerra fiscal em torno da nova economia, usando o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para atrair big techs (grandes empresas de tecnologia).
“Qual é a vantagem do Plano de Transformação Ecológica? É que não há guerra fiscal em torno desse plano simplesmente porque a economia ainda não está organizada em torno dele. São setores que virão a ser organizados, e a guerra fiscal não se estabeleceu ainda. Então temos a vantagem de poder antecipar os efeitos da reforma tributária para agora”, declarou o ministro na abertura do café da manhã, organizado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil).
O ministro ressaltou que a reforma tributária do consumo, que entrará em vigor em 2026 e só será totalmente implementada em 2032, fará o Brasil ter um dos melhores sistemas tributários do mundo, totalmente digitalizado. Haddad reiterou que o Brasil tem a vantagem de ter a maior parte da matriz energética de fontes renováveis, o que reduzirá as emissões de gás carbônicos pelos data centers.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, estava no café da manhã. A capital fluminense pretende se consolidar como um pólo de atração para as big techs nos próximos anos.
Outros compromissos
Também nesta terça, Haddad reuniu-se com executivos da Amazon e da Microsoft. Nos últimos dias, o ministro encontrou-se com a diretora-financeira do Google, Ruth Porat, e com o presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang.
Nesta noite (horário local), o ministro parte para o México. Na quarta-feira (7), último dia da viagem, Haddad se reunirá pela manhã com brasileiros que trabalham em empresas mexicanas ou em multinacionais brasileiras no país.
Ainda pela manhã, o ministro terá uma reunião bilateral com Edgar Amador Zamorra, secretário da Fazenda e Crédito Público do México. A pauta é o aprofundamento das relações bilaterais. Haddad embarca na quarta à tarde e chega a Brasília na quinta-feira (8).
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 06/10/2025
Banco Central passa a bloquear chaves Pix usadas em golpes e fraudes
Procedimento pretende ampliar segurança da ferramenta
- Por REDAÇÃO
- 06/10/2025
Entenda a proposta que retira exigência de autoescola para tirar CNH
Custo para tirar o documento poderá cair em 80%
- Por REDAÇÃO
- 06/10/2025
Agricultura familiar do Nordeste vai à maior feira mundial de alimentos
Missão com agricultores passará por Alemanha e Portugal
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2025
Brasil emplaca quase 2 milhões de veículos novos em 2025
Este é o melhor resultado em 6 anos
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2025
Economistas e setor produtivo veem avanços com PL da isenção de IR
Medida é apontada como incentivo ao consumo e redução da desigualdade
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2025
Gasto de brasileiros com viagens nacionais subiu 11,7% em 2024
Os pesquisadores do IBGE calcularam que, em 2024, o gasto médio de viagem...