Morte de Peixes na Barragem do Prata Levanta Suspeitas de Desastre Ambiental
Animais da espécie tucunaré foram encontrados mortos boiando na superfície do manancial.

Foto: Caruaru no Face
A Barragem do Prata, situada em Bonito, no Agreste de Pernambuco, enfrenta um sério problema ambiental devido à recente mortalidade de dezenas de peixes da espécie tucunaré em suas águas. Esse fenômeno tem gerado apreensão entre moradores locais e especialistas em meio ambiente, que alertam para a possibilidade de um desastre ambiental nesse importante reservatório. Os peixes mortos foram encontrados boiando em várias áreas da superfície da barragem, e a causa por trás dessas mortes permanece desconhecida.
Embora as razões exatas da mortalidade dos peixes ainda não tenham sido identificadas, especialistas como o biólogo Alexandre Nunes expressaram preocupação com a situação. De acordo com Nunes, a presença de plantas da espécie baronesa na barragem indica a existência de uma alta carga de dejetos orgânicos no local. Embora causas naturais, como variações de temperatura e degradação de substâncias orgânicas, possam contribuir para esse tipo de evento, existe a suspeita de que a intervenção humana possa ter um papel significativo nesse incidente.
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está ciente do ocorrido e já realizou a coleta de amostras da água da barragem para análises laboratoriais, buscando identificar as causas exatas desse evento preocupante. A empresa também assegurou que o rigoroso processo de tratamento pelo qual a água passa antes de ser distribuída à população garante sua potabilidade e segurança para consumo humano. A Barragem do Prata, com capacidade para acumular 42 milhões de metros cúbicos de água, desempenha um papel vital no abastecimento de municípios como Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha e São Joaquim do Monte.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/10/2025
Cachorro morre após ser atropelado em Caruaru
Animal morreu no local após sair de casa para brincar com outros cachorros
- Por REDAÇÃO
- 07/10/2025
Programa Mediação de Conflitos Itinerante promove cultura de paz em Caruaru
Programa gratuito oferece apoio à população na resolução de conflitos...
- Por REDAÇÃO
- 01/10/2025
TJPE define desconto de 50% para acordos extrajudiciais
Medida visa reduzir processos que sobrecarregam o Judiciário
- Por REDAÇÃO
- 01/10/2025
INSS assegura benefício a idosos de baixa renda sem necessidade de contribuição
O Benefício de Prestação Continuada garante salário mínimo a idosos em...
- Por REDAÇÃO
- 01/10/2025
MPF aciona Justiça contra Governo de PE por propaganda estadual em ônibus escolares doados por programa Federal
Os veículos foram enviados a partir do Programa Caminho da Escola com...
- Por REDAÇÃO
- 29/09/2025
Festa de São Francisco de Assis promove benção dos animais e carreata pela paz em Caruaru
Programação será realizada entre os dias 1 e 4 de outubro