Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Ministério da Saúde inclui grávidas em grupo prioritário da vacinação contra covid-19


Por: REDAÇÃO Portal

Inicialmente, serão vacinadas as grávidas e as mulheres com até 45 dias de pós-parto (puérperas) com comorbidades

Inicialmente, serão vacinadas as grávidas e as mulheres com até 45 dias de pós-parto (puérperas) com comorbidades

Foto: Google Imagens

28/04/2021
    Compartilhe:

Gestantes foram incluídas no grupo prioritário de vacinação e vão receber os imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca e também da Pfizer — que começará a ser distribuído no início de maio. Inicialmente, serão vacinadas as grávidas e as mulheres com até 45 dias de pós-parto (puérperas) com comorbidades.

Em audiência na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Franciele Francinato, explicou que apenas a vacina da Pfizer não atenderia a todas as gestantes do país. Segundo a coordenadora, as três vacinas "não contêm agentes vivos que podem se replicar no organismo", por isso são indicadas.

Uma nota técnica foi enviada aos estados com as orientações. Para a vacinação no primeiro grupo, a gestante precisará apresentar exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica que comprove a comorbidade. Em uma segunda fase, serão vacinadas as mulheres grávidas independente de haver uma condição de doença pré-existente.

O ministério orienta a respeitar o intervalo de no mínimo 14 dias entre a aplicação da vacina da gripe e outras indicadas a gestantes e a administração da vacina da Covid-19.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook