MEC prorroga prazo para renovação de contratos do Fies
Prazo agora vai até 31 de dezembro

Foto: Agência Brasil
O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União de hoje (5) portaria que prorroga, para 31 de dezembro, o prazo para a renovação semestral dos contratos de financiamentos concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), simplificados e não simplificados, do 1º e 2º semestres de 2021.
Os aditamentos de renovação semestral devem ser feitos por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFIES), disponível na página eletrônica do Ministério da Educação.
A prorrogação do prazo tem por objetivo garantir que todos os estudantes possam realizar os aditamentos neste período de pandemia de covid-19.
No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies.
O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas.
Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.
O P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/10/2025
Saiba como solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil
Documento de identificação do professor é válido por dez anos
- Por REDAÇÃO
- 16/10/2025
Fies: inscrição para vagas remanescentes do 2º semestre começa dia 23
Prazo vai até 30 de outubro e resultado sai em 4 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2025
Prazo para inscrição no Vestibular Asces-Unita 2026 termina na próxima terça-feira (21)
As inscrições são gratuitas, com exceção do curso de Medicina, que exige...
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2025
Senar-PE divulga edital para cursos técnicos gratuitos da Rede e-Tec 2026.1
Mais de 100 vagas estão disponíveis para os cursos técnicos em...
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2025
Governo de Pernambuco libera Bônus de Desempenho Educacional para os professores
Neste ano, o valor total a ser pago é superior a R$ 207 milhões, variando...
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2025
UFPE lança edital para ingresso no Colégio de Aplicação
Prazo para inscrição começa no dia 26 de outubro e segue até 6 de...