Manutenção no Sistema Jucazinho afeta abastecimento em 14 cidades do Agreste
Manutenção emergencial interrompe fornecimento de água por até 48 horas em municípios do Agreste.
Foto: Divulgação/Compesa
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza, nesta terça-feira (28), uma manutenção emergencial no Sistema Jucazinho. O objetivo é corrigir quatro vazamentos em trechos da adutora de grande porte. Para executar o serviço, o sistema será paralisado por 24 horas nas cidades do Tramo Norte e por 48 horas nos municípios do Tramo Sul.
A intervenção começa às 7h da terça-feira (28) e segue até às 7h da quinta-feira (30), afetando os 14 municípios atendidos pelo sistema. No Tramo Norte, o serviço terá duração de 24 horas, com conclusão prevista para as 7h da quarta-feira (29). As cidades impactadas são Salgadinho, Surubim, Casinhas, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Vertentes e Toritama. Já no Tramo Sul, o trabalho será mais complexo e durará 48 horas, atingindo Passira, Cumaru, Riacho das Almas, Caruaru, Bezerros e Gravatá.
Além de corrigir vazamentos, a Compesa fará manutenções preventivas, incluindo troca de válvulas, registros e revisão das estações elevatórias. A barragem Jucazinho, que opera com apenas 5,54% da sua capacidade devido à escassez de chuvas, está em situação de pré-colapso. O trabalho contará com 45 profissionais atuando em turnos de 24 horas e equipamentos pesados para acelerar as ações.
Abastecimento
Durante o serviço, haverá redução de 70% na produção de água em Bezerros, o que afetará a área urbana e os distritos de Cajazeiras (Bezerros) e Insurreição (Sairé). Em Gravatá, o abastecimento será parcialmente interrompido no Loteamento Santana, Chácara Veraneio, Assentamento Santo Antônio, Volta do Rio, Loteamento e Prive Cortegada.
Em Caruaru, os bairros e localidades atingidos são: Salgado, Cidade Jardim, São João da Escócia, São José 1 e 2, Rendeiras (parte alta), Gonçalves Ferreira, Luiz Gonzaga, Morada Nova, Fernando Lira, Amilson Afonso, Portal do Sol, Juriti, Parque das Cidades, Lagoa de Algodão, Jardim dos Pinheiros 1, 2 e 3, Morada Nobre, Mirante do Vale, Luar de Caruaru, Luiz Mariano, Serranópolis, Cidade Agreste, Paraíso, Serra Verde, Neuza Garcia, Quintas da Colina 1 e 2, Rafael, Contendas, Parque Millany, Assentamento Normandia, Cachoeira Seca, Palmatória, Jacaré Grande, Juá, Malhada de Barreira Queimada e Lajes.
O abastecimento também será interrompido em Riacho das Almas, Cumaru, Salgadinho, Surubim, Casinhas, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Vertentes, Toritama e Passira.
Após o término dos serviços, o sistema será reativado. O fornecimento de água será retomado de forma gradual, seguindo o calendário de distribuição de cada cidade
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2025
Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
Medidas podem reduzir em até 80% custo total da CNH
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2025
Mutirão de renegociação de dívidas da Neoenergia e da Compesa é realizado em Caruaru
As condições variam de acordo com o tipo de dívida e o histórico dos...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Caruaru abre concurso para fiscal de feira e técnico em segurança do trabalho
Inscrições poderão ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (8)
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Grupo Asa Branca é finalista no prêmio Fiepe de Jornalismo 2025
CBN Caruaru, CBN Recife e TV Asa Branca somam cinco trabalhos entre os...
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2025
Adagro prorroga prazo para atualização cadastral
Produtores rurais devem declarar rebanhos e garantir a regularidade junto à...
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2025
Protocolo Brasil Sem Fome abre seleção para agentes articuladores
Processo seletivo simplificado oferta cadastro reserva para atuação em...