Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Mais um paciente colonizado pelo superfungo Candida auris falece em hospital de Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

É o terceiro óbito de 2023.

É o terceiro óbito de 2023.

Foto: Google Imagens

20/07/2023
    Compartilhe:

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) relatou o falecimento de mais um paciente colonizado pelo superfungo Candida auris no Hospital do Tricentenário, em Olinda, no Grande Recife. O óbito ocorreu na tarde de terça-feira (18).

O paciente, um idoso de 77 anos, estava colonizado pela Candida auris, mas a SES-PE afirmou que a morte não foi diretamente relacionada ao fungo. Ele foi inicialmente internado em um leito de enfermaria com infecção recorrente no trato urinário. O quadro se agravou após um longo período de internamento, resultando em óbito, apesar dos esforços da equipe médica.

Esta é a terceira morte de um paciente diagnosticado com o superfungo este ano em Pernambuco. Em junho, a SES-PE confirmou o óbito de um homem de 63 anos, que estava no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, também no Grande Recife. De acordo com a secretaria, ele faleceu devido a comorbidades associadas à internação e não por causa do superfungo. No início de julho, a pasta confirmou a segunda morte, de um homem de 69 anos, também internado no Hospital do Tricentenário. Novamente, a morte não foi atribuída à Candida auris, mas sim a comorbidades preexistentes.

Atualmente, Pernambuco possui 11 pacientes diagnosticados com o superfungo. Desses, quatro permanecem internados (dois no Hospital do Tricentenário e dois no Hospital Miguel Arraes), três faleceram e quatro receberam alta hospitalar. Todos os casos de Candida auris no estado são classificados como colonização e não como infecção, indicando que os pacientes têm o fungo presente, mas não apresentam sinais de infecção.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook