Mais de 50% das crianças do 2º ano do fundamental não conseguem ler
Para Unicef, situação se agravou durante a pandemia de covid-19

Foto: Agência Brasil
Mais da metade das crianças do segundo ano do Ensino Fundamental da rede pública não aprenderam a ler e escrever no Brasil. A informação é do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021.
Segundo o Unicef, os resultados indicam que 56% dessas crianças não foram alfabetizadas na faixa etária esperada e elas se somam a outros milhares de meninas e meninos no Brasil que estão na escola sem saber ler e escrever.
A situação já era preocupante antes da pandemia da covid 19, quando o país registrava quase 40% de crianças não alfabetizadas no segundo ano do ensino fundamental, e se agravou ao longo da emergência mundial.
A oficial de Educação do Unicef, Júlia Ribeiro, afirma que a pandemia teve um grande impacto nesses resultados com a redução dos dias letivos, dificuldade de acesso aos materiais educacionais e a falta de um profissional orientando os alunos de forma próxima.
Segundo a especialista, a alfabetização é uma etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes e a perda desse momento pode repercutir não só no seu desempenho acadêmico, mas em toda a sua vida.
Júlia avalia que o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - lançado em 2023 pelo Ministério da Educação - está alinhado às principais estratégias para enfrentar o problema.
O programa - realizado em parceria com estados e municípios - prevê medidas para assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do Ensino Fundamental, além da recomposição das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano que foram afetadas pela pandemia.
Acompanhamento
A oficial de Educação do Unicef reforça, no entanto, que é preciso acompanhamento e monitoramento constante da iniciativa para que ela seja implementada corretamente e alcance os resultados esperados.
O Ministério da Educação informou, em nota, que 100% dos estados aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e quase a totalidade dos municípios do país. Ainda de acordo com o MEC, mais de R$ 620 milhões de investimentos do programa foram executados no ano passado.
Entre os projetos, estão a designação de mais de seis mil articuladores, com potencial de beneficiar mais de 15 milhões de crianças desde a educação infantil, e a instalação de Cantinho de Leitura nas escolas com turma de educação infantil.
A iniciativa também formalizou junto a cinco universidades - uma em cada região do país - parceria de oferta de formação continuada do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil para a etapa da pré-escola.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/05/2025
Alto nível de alfabetização facilita tarefas no mundo digital
Pela 1ª vez, Inaf traz dados sobre analfabetismo no contexto digital
- Por REDAÇÃO
- 05/05/2025
O analfabetismo funcional atinge 3 a cada 10 brasileiros
Pesquisa mostra que nível é o mesmo de 2018
- Por REDAÇÃO
- 08/04/2025
SESI-PE oferta 300 vagas gratuitas para Nova Educação de Jovens e Adultos
As aulas acontecerão de forma online ou no modo semipresencial em duas...
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
SENAI-PE abre inscrições para cursos técnicos em Caruaru e Belo Jardim
Formações são nas áreas de Mecânica e Eletrotécnica
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2025
Santa Cruz do Capibaribe oferece 25 vagas gratuitas para evento de gastronomia
Inscrições seguem até sexta-feira (28); participantes terão acesso a...
- Por REDAÇÃO
- 25/03/2025
MEC escuta professores de matemática para aprimorar ensino dos alunos
Questionário deve ser entregue até sexta-feira