Laboratório pede incorporação da vacina contra dengue no SUS
Inclusão do imunizante ao SUS está em análise, diz ministra

Foto: Direitos Reservados
O laboratório japonês Takeda Pharma registrou solicitação formal para a incorporação da vacina Qdenga, contra a dengue, ao Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi confirmada nesta quarta-feira (9) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.
“O Ministério da Saúde tem mantido diálogo com a empresa Takeda, que também colabora com a Hemobrás [Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia] para o Fator 8 contra a hemofilia. Essa empresa está em diálogo conosco. Entrou agora, no dia 2 de agosto, com a solicitação formal de sua incorporação”, destacou Nísia.
O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março, com indicação para pessoas de 4 a 60 anos – independentemente de exposição prévia ao vírus. Com o registro da solicitação formal para incorporação da vacina, a questão agora deve ser analisada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (Conitec).
“A dengue é um problema de saúde pública no Brasil que acompanho, pela minha trajetória na Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz], há 40 anos, junto aos melhores especialistas. Sabemos que tem causas ambientais profundas e, com a mudança climática, tem se agravado no nosso país. Novas vacinas são fundamentais, mas, junto com elas, tecnologias de controle dos vetores, entre outras ações.”
Entenda
A Qdenga está disponível para administração via subcutânea em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A eficácia contra a dengue para todos os sorotipos combinados entre indivíduos soronegativos (sem infecção anterior pelo vírus) foi de 66,2%. Já para indivíduos soropositivos (que tiveram infecção anterior pelo vírus), o índice foi 76,1%.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/07/2025
USP: pesquisa de vacina contra zika avança em testes com camundongos
Imunizante foi eficiente na prevenção de sintomas e lesões
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Secretaria de Saúde de Caruaru promove vacinação contra Gripe e HPV entre 13 e 27 de julho
A ação será realizada em diversos pontos da cidade
- Por REDAÇÃO
- 09/07/2025
Câmara aprova projeto que cria Estratégia Nacional de Saúde
Meta é assegurar autonomia do Brasil na produção de insumos médicos
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país
Há indícios de queda nas regiões centro-sul, Norte e Nordeste
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Previsão da pasta é que dispositivo seja liberado no 2º semestre
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje
Brasil registrou este ano 4.406 casos confirmados da doença